Livro: #01 The Lying Game [O Jogo da Mentira] de Sara Shepard [Sinopse + Resenha + PDF]

Sinopse

Eu tinha uma vida que qualquer um mataria para conseguir. Então alguém me matou. A pior parte de estar morta é que não há mais nada pelo que viver. Sem mais beijos. Sem mais segredos. Sem mais fofocas. Isso era suficiente para matar uma garota outra vez. Mais eu estou prestes as conseguir algo que ninguém conseguiu: uma repetição da minha performance, graças a Emma, a minha irmã gêmea separada de mim, que eu nunca cheguei a conhecer.
Agora, Emma está desesperada para saber o que aconteceu comigo. E a única maneira de descobrir isso é entrar em minha antiga vida e juntar todos os pedaços. Mas ela pode rir das piadas com minhas melhores amigas? Convencer meu namorado de que ela é a garota por quem se apaixonou? Fingir ser uma filha feliz, despreocupada, quando ela abraça meus pais para dar boa noite? E ela poderá manter a farsa, mesmo depois que ela perceber que meu assassino está observando cada movimento seu? Deixe o Jogo da Mentira começar.


Sobre o livro

Título: O Jogo da Mentira
Título original: The Lying Game #01
Série: 
  1. O Jogo da Mentira
  2. Eu Nunca
  3. Duas Verdades e Uma Mentira 
  4. Caça Ao Tesouro 
  5. Juro Pela Minha Vida
  6. Sete Minutos no Céu 
Autora: Sara Shepard
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Infanto Juvenil
Páginas: 296
Publicado em: 2010
Link para download, aqui


Drive
Resenha

"O Jogo da Mentira" é o primeiro livro da série de Sara Shepard.

Emma Paxton foi inexplicavelmente abandonada pela mãe quando ainda era criança. Desde então sua vida resumiu-se a lar adotivo atrás de lar adotivo, sem nunca realmente pertencer a algum lugar – ou a alguém. Mas agora, prestes a chegar à maioridade, tudo que precisa é de um pouco mais de tempo para terminar a escola e, enfim, viver livre.

Seu plano corria razoavelmente bem até seu irmão adotivo aprontar com ela. Uma piadinha sem graça, que poderia lhe custar o futuro e, mais que isso, mudar sua vida.

Emma, afinal, descobre que não estava sozinha no mundo. Ela tem uma irmã gêmea, Sutton Mercer, perdida em algum lugar do país, o problema é que ela pode – de acordo com o vídeo que circula na internet – estar morta.

Sem pensar duas vezes, Emma se lança em uma pequena aventura em busca da irmã perdida. Sutton tinha uma família feliz, amigos e fãs fervorosos, um namorado apaixonado e tudo que qualquer garota gostaria de ter – tudo o que Emma sempre sonhou.

Mas nem tudo eram flores da vida de Sutton, já que, apesar da popularidade, suas pegadinhas cruéis – partes do tal “Jogo da Mentira” – lhe renderam alguns inimigos, a ponto de desejarem que ela estivesse morta… E parece que conseguiram.

Buscando entender o que aconteceu, Emma se vê envolvida numa confusão estranha que acaba levando-a a assumir a identidade da irmã. Algo completamente inesperado e muito, muito perigoso. Essa, no entanto, pode ser a única forma de descobrir a verdade… Mas também pode levá-la à morte.

Se você já leu Pretty Little Liars (ou assistiu à série), sabe que a história de The Lying Game é quase parecida com PLL.  A protagonista de PLL, Alison, é uma menina malvada que prega peças nas pessoas com a ajuda de suas amigas. Ela desaparece misteriosamente e tem uma irmã gêmea. E todos os personagens são suspeitos. 

Apesar desses pontos parecidos, TLG é diferente de PLL. É como se a Sara repaginasse algumas ideias que ela já usou na primeira série, mas usando protagonistas gêmeas – sendo que, uma delas, morta. E também a Sara tira de letra na hora de escrever sobre o que mais sabe fazer: criação dos mistérios e suspenses. Com certeza essa é a sua principal fórmula para o sucesso de suas obras, pois tudo se encaixa perfeitamente bem - conforme os segredos vão sendo revelados - sem deixar espaço para eventuais furos. 

Nessa nova série ela continua explorando os lados obscuros dos jovens riquinhos que têm tudo o que gostariam e conseguem ser cruéis, muito cruéis. Esse primeiro volume é bastante introdutório, mas ainda assim nos apresenta fatos intrigantes e momentos de suspense e tensão.

A narração desse livro é bem interessante, já que é executada por Sutton como fantasma - que torna tudo ainda mais complexo de entender (por motivos que não posso revelar), e do ponto de vista de Emma, sendo intercalada entre 1ª e 3ª pessoa (gostei bastante disso). Também tem aquele toque de suspense e surpresa que prende a  leitura (isso é presente também em PLL). 

A escrita é demasiadamente envolvente - o que colaborou para que a leitura fluísse naturalmente - me prendendo do início ao fim. Assim que virei a última página, senti uma extrema necessidade em ler a continuação. A ansiedade foi tanta, que no mesmo dia baixei Never Have I Ever (Eu Nunca, o segundo livro da série). 

O contexto foi muito bem elaborado, com cenários e situações bem descritos que me permitiu imaginar tudo que ocorria ao redor com muita precisão. E quanto mais eu me aprofundava na história, mais a leitura se tornava viciante, pois O Jogo da Mentira é um livro um tanto instigante, com uma capacidade enorme de aguçar a curiosidade a cada novo capítulo.

A maioria dos personagens possuem características bem marcantes, e por uma parte deles, eu me senti dividida entre amor e ódio. Eles tiveram a façanha de me causar os mais diversos sentimentos, pois em determinamos momentos, eles davam a entender que eram inocentes e em outros, nem tanto. 

Emma é uma garota que me comoveu, porque ela não levava uma vida nada fácil antes de saber da existência da sua irmã gêmea, e depois disso - quando tudo parecia que ia melhorar - piorou de vez. E depois que entrou nesse barco, não podia mais sair. Em nenhum momento ela se sentiu deslumbrada pelo novo mundo - de puro luxo - que lhe foi apresentado. A sua coragem diante da saia justa que lhe foi colocava é digna de admiração, por causa disso, de suas atitudes me afeiçoei a ela e também é uma protagonista e tanto. 

Sutton por outro lado me causou pena. Através das atitudes e conversas da irmã, ela vê tudo o que perdeu, o que poderia ter aproveitado e o que poderia ter feito de diferente, já que em vida, tinha uma postura totalmente errada e egoísta. Triste ainda mais é saber que ela não tem a minima ideia de quem foi responsável pela sua morte. Em certas partes da repulsa devido a certas atitudes totalmente escrotas da parte dela. 

Laurel, a irmã caçula de Sutton não me agradou muito. Mostrou-se sem personalidade ao querer imitá-la e fazer de tudo para agradar as amigas da irmã, para ver se ganhava sua atenção. Madeline e Charlotte - amigas de Sutton - também me fizeram entortar o nariz. Tive vontade de socar as duas em muitas situações. Apesar disso, tenho que admitir que elas são personagens muito bem construídas, e seus defeitos só fazem soar mais reais. Quanto a Garrett - o namorado de Sutton - não passa de um cara bobão, que só mantém a fama, por conta da sua aparência. Já Ethan... SOU TOTALMENTE APAIXONADA POR ELE! E ele, assim como Emma, consegue enxergar a simplicidade das coisas. Vocês vão gostar dele assim como eu!

Vale ressaltar que Sara manteve a linha de personagens misteriosos, controversos e instigantes, tornando até mesmo o mais secundário um suspeito em potencial, além de fazê-los acrescentar – e muito! – para o desenvolvimento e futuras possibilidades da história. Também tem intrigas, suspeitas (a lista é infinita de suspeitos e isso, assim como em PLL, parece nunca ter fim, ás vezes parece que vamos desconfiar da cidade quase toda! hahaha) e alarmes falsos, tudo isso que me fazer gostar da autora e não querer largar o livro. (Parece que em toda resenha de livro eu falo isso, mas é que Sara, Anna Todd, Jojo e entre outros, tem esse dom de nos prender).

Falei acima que a outra série de livros da Sara, foi também se parar na TV e  TLG a mesma coisa, porém a série foi cancelada, tendo somente a 1ª temporada (diferente de PLL que já está na 6ª temporada). Vou confessar que estou com receio de assistir a série de TV, porque sei que irá me decepcionar e também por somente ter a 1ª temporada. Creio que depois de ler todos os livros eu me arrisque porque sou muito curiosa e vou querer comparar com o livro. Porém, tenho certeza que não será tão boa quanto PLL.  

De uma coisa eu estou certa, se você é fã de histórias que são capazes de tirar o fôlego, cheio de segredos e suspense, não pode deixar de ler O Jogo da Mentira. Tenho quase certeza que vai amar ainda mais o livro. Só não garanto que você não irá surtar de ansiedade após a leitura.

A série é composta por seis livros. O primeiro é O Jogo da Mentira, o segundo é Eu Nunca..., o terceiro é Duas Verdades e Uma Mentira, o quarto é Esconde-Esconde, o quinto é Juro Por Tudo Que é Sagrado e o sexto e último é Sete Minutos no Céu. Contém também livros extras do livro 1 e 2: 0.1: A Primeira Mentira: O Jogo da Mentira e 0.2: Mentiras Verdadeiras: O Jogo da Mentira.

 A série de livros ganhou uma série televisiva que teve duas temporadas, começou em 2011 e terminou em 2013. Pesquisando você consegue encontrar na internet. Não vou indicar nenhum site porque não procurei e nem assisti ainda (e nem sei se vou, mas caso assista eu conto a vocês). 

Só espero, em breve, poder descobrir um pouco mais a respeito de todo o mistérios dessas irmãs! 


Confira os outros livros da série:


   https://era1vezblog.blogspot.com/2019/10/livro-cross-my-heart-hope-to-die-juro.html 

Confira a série Maldosas: 



 https://era1vezblog.blogspot.com/2020/05/livro-impecaveis-serie-pretty-little.htmlhttps://era1vezblog.blogspot.com/2020/05/livro-impecaveis-serie-pretty-little.html  
      

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Lorena! Acabei de ler ontem esse livro e, nossa, simplesmente perfeito! Instigante, mantém o suspense e nan posso esperar por próximas reviravoltas! Só não baixei ontem porque já era tarde ���� Enfim, super recomendo este livro e já comecei a criar mil teorias conspiratórias (ja li as outras resenhas) e continuo achando que quem matou Sutton ou foi Garrett ou foi Ethan (espero que não, afinal ele é mto, mas mto fofo).
    Bjnhos,
    Kefla_Hyuuga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois se prepare pois o que mais tem é reviravolta. Não posso revelar se o seu palpite está certo, irei deixar você descobrir! Depois me conta o que achou do final! Bjs!

      Excluir

O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!

Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!