Sinopse
Nesta aventura, o feiticeiro cresceu e está com 14 anos. O início do ano letivo de Harry Potter reserva muitas emoções, mágicas, e acontecimentos inesperados, além de um novo torneio em que os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts, tendo ao lado seus fiéis amigos. Muitos desafios, feitiços, poções e confusões estão reservados para Harry. Além disso, ele terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência - amor, amizade, aceitação e rejeição.
Sobre o livro
Título: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Título original: Harry Potter and the Globet of Fire
Sequência:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e a Câmera Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Harry Potter e o Cálice de Fogo
- Harry Potter e a Ordem Fênix
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
- Harry Potter e as Relíquias da Morte
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira, Fantasia, Juvenil, ficção, aventura, bildungsroman
Páginas: 583
Publicado em: 2000 (Reino Unido) / 2001 (Brasil)
Resenha
Harry Potter e o Cálice de Fogo é o quarto volume da série de J.K.Rowling e lançado pela editora Rocco aqui no Brasil em 2001.
De volta à Rua dos Alfeneiros nº4 para as férias de verão, Harry tem um sonho bastante real com Lord Voldermort que não consegue esquecer e que parecia bastante real. Além disso sua cicatriz voltou a doer, mas ele nem teve tempo para pensar sobre isso porque ele vai passar o restante de suas férias com a família Weasley e fazem uma viagem para assistir o final da Copa Mundial de Quadribol. Após a vitória da Irlanda, o que era para ser uma comemoração acabou sendo interrompida pelo tumulto causados pelo Comensais da Morte - seguidores de Você-Sabe-Quem - que reaparecem e alguém conjura a Marca Negra - o sinal de Lord Voldemort - projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica.
Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...
Harry, que teve suas férias agitadas, volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série e seu ano letivo já começa com acontecimentos inesperados. Além de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas, neste ano, para a surpresa de todos, a Copa Anual de Quadribol entre as casas é substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas europeias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século.
A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.
Somente alunos maiores de dezessete anos podem se inscrever no Torneio, porém, misteriosamente e inexplicavelmente, Harry - que tem apenas catorze anos - é escolhido pelo Cálice de Fogo, um um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Isso não agrada muita gente, mas todos os alunos cujos nomes foram expelidos pelo Cálice de Fogo têm a obrigação de competir, e com Harry não é diferente. Mas a pergunta que fica é, quem colocou o nome de Harry no Cálice?
Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação e entre outras a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição. E é claro, com seus fiéis amigos Rony e Hermione ao seu lado e agora também o seu padrinho Sirius Black - que fugiu de Azkaban no ano anterior -, Harry tentará escapar mais um vez das armadilhas de Lord Voldemort.
Esse livro diferente dos outros, além de ter mais páginas que os livros anteriores, ele tem mais ação do início ao fim. Nos primeiros somos apresentados a Hogwarts - que se torna a nossa casa também - e neste nós conhecemos outras coisas do mundo bruxo, com a Copa Mundial de Quadribol e o Torneio que nós vemos bruxos de outras nacionalidades e conhecemos outros costumes. E tem também a Rita Skeeter que nos mostra o mundo jornalístico.
Sobre o desenvolvimento dos personagens em Cálice de Fogo, as coisas mudam entre a relação de Ron e Harry. Já o laço entre Harry e Sirius só cresce neste livro, mesmo com Sirius tendo que fugir novamente. Seu padrinho agora é a figura paterna que ele nunca teve e em Cálice ele recorre várias vezes a ele quando se sente só ou tirar dúvidas.
Apesar da quantidade de páginas, a leitura é muito fluída e agradável.
Harry Potter e o Cálice de Fogo tem uma adaptação cinematográfica e o filme foi lançado em 2002. Veja o trailer do filme abaixo:
Confira os outros livros da série:
0 Comentários
O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!
Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!