Sinopse
Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursdley, sua estranha família no mundo dos 'trouxas'. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. Nos volumes anteriores, J. K. Rowling mostrou como Harry foi transformado em celebridade no mundo da magia por ter derrotado, ainda bebê, Voldemort, o todo-poderoso bruxo das trevas que assassinou seus pais. Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a morte de alguém muito próximo.
Sobre o livro
Título: Harry Potter e a Ordem Fênix
Título original: Harry Potter and Phoenix Order
Sequência:
Título original: Harry Potter and Phoenix Order
Sequência:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e a Câmera Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Harry Potter e o Cálice de Fogo
- Harry Potter e a Ordem Fênix
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
- Harry Potter e as Relíquias da Morte
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira, Fantasia, Juvenil, ficção, aventura, bildungsroman
Páginas: 704
Publicado em: 2003
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira, Fantasia, Juvenil, ficção, aventura, bildungsroman
Páginas: 704
Publicado em: 2003
Resenha
Harry Potter e a Ordem da Fênix é o quinto volume da série de J.K.Rowling e lançado pela editora Rocco aqui no Brasil em 2001. É o maior livro da série, com setecentas e poucas páginas.
No ano anterior, Harry testemunhou a morte de Cedrico Diggory e ainda viu de perto o retorno de Voldermort e seus seguidores. Em suas férias de verão, ele volta novamente para a casa dos Dursley e não tem notícias de seus amigos. Um dia, quando ele está voltando para casa com seu primo Duda, os dois sofrem um ataque de dementadores.
Um novo ano começa, dessa vez, ainda mais difícil para Harry. Afinal, ele testemunhou a morte de Cedrico Diggory e ainda viu Voldemort retornar junto com todo o seu séquito de seguidores. E tudo o que ele pode fazer foi voltar para passar o verão na casa dos Dursley. Como tudo pode piorar, ele não teve notícias de seus amigos, vive esperando por algum indício de ataques de vilão e, durante uma tarde, quando estava voltando para casa com Duda, Harry e seu primo sofrem um ataque de dementadores.
Harry já tem experiências com os dementadores e para salvar a si e a Duda, ele usa o feitiço do patrono e os livra do ataque. Ao chegar em casa carregando o primo, ele recebe uma carta do Ministério da Magia comunicando que havia sido expulso da Escola de Magia e Bruxaia de Hogwarts por um menor de idade usar a magia fora da escola. Logo em seguida essa decisão é desfeita em outra carta, que comunica que Harry deverá comparecer a uma audiência no Ministério dali a algumas semanas.
Enquanto espera por isso, Harry é resgatado por Olho-Tonto Moody e Remo Lupin e levado para o Largo Grimmauld, 12, a antiga moradia da Família Black que pertence a Sirius e que também serve como a sede da Ordem da Fênix, uma organização secreta de bruxos (adultos) liderados por Alvo Dumbledore que lutam contra Voldemort e os Comensais da Morte.
[…] – A sede da Ordem da Fênix – respondeu Rony na hora.– Alguém vai se dar o trabalho de me dizer o que essa Ordem?– É uma sociedade secreta – disse Hermione depressa. – Dumbledore é o responsável, fundou a Ordem. São as pessoas que lutaram contra Você-Sabe-Quem da última vez.
Durante sua permanência lá, Harry junto com os irmãos Weasley e Hermione, tentam descobrir as informações que os adultos tem escondido. Mas, eles foram informados parcialmente sobre os planos e ações de Voldermort e que ele está buscando uma arma que poderia elevá-lo ao poder. Fora que há também uma campanha difamatória que o Ministério e o Profeta Diário estão fazendo contra ele e Dumbledore.
No julgamento que foi conduzido pelo Ministro da Magia, Cornélio Fudge, Harry consegue ser inocentado das acusações graças a Dumbledore - que é muito sábio e esperto. E então ele pode se preparar para mais um ano em Hogwarts. Não demora muito para ele descobrir que muitas pessoas acreditam que tudo o que ele contou sobre o Lord Voldemort é mentira e que Dumbledore quer tomar o poder - uma campanha difamatória que o Ministro e o Profeta Diário estão fazendo contra Harry e Dumbledore.
E a novidade desse ano é a nova professora de Defesa Contra as Arte das Trevas. Dolores Umbridge que até então era secretária sênior do Ministro da Magia e que também foi jurada no julgamento de Harry foi designada como a nova professora em cumprimento a um Decreto Educacional do Ministério, demonstrando assim que o Ministério estaria interferindo na Escola. A cada semana que vai passando, ela vai ganhando mais poderes.
A professora - com aparência de sapo 🐸🗣 - aplica castigos nos alunos - bem severos por sinal - e além disso não ensina aos alunos como se defender - sendo que a matéria é "Defesa Contra as Artes das Trevas'' 🤦🏽♀️. E as desavenças ente ela e Harry começam já na primeira aula e ele recebe um castigo violento.
Como ninguém está aprendendo a se defender, Hermione tem a brilhante ideia de Harry ensinar os outros alunos a se defenderem, afinal ele vem aprendendo e ganhando habilidades desde o seu primeiro ano em Hogwarts. E assim nasce a Armada de Dumbledore, com alunos da Grifinória, Lufa-Lufa e Corvinal se reunindo na Sala Precisa para praticar feitiços de proteção com o Professor Harry.
E, como se não fosse o bastante para Harry, ele vem tendo sonhos estranhos. Nele, ele pode ver alguns planos e atos de Você-Sabe-Quem e é por isso que ele passa a ter aulas de oclumência com o Professor Snape, para tentar proteger seus pensamentos e sentimentos de Lord Voldermort.
Neste livro tem tudo o que a gente gosta. Personagens dos livros anteriores mais envolvidos, novos personagens, descobrimos novos lugares como o hospital dos bruxos e o Ministério da Magia, sabemos mais algumas informações sobre Sirius e os Potter e informações surpreendentes.
E, os alunos do 5° ano não são mais garotos e garotas, né? Agora com 15 anos, eles começam a sentir e descobrir coisas novas e os primeiros amores da adolescência.
Ah, muitos falam que "ele está numa crise típica de adolescente", já que ele tem muitos ataques de mau humor e em certos momentos age com certa grosseria, mas é muito compreensível, afinal ele viu um amigo morrer na sua frente e MUITA gente não acredita que Voldermort voltou e o chamam de mentiroso - sendo que ele está dizendo a verdade. É bem chato quando isso acontece com a gente, imagina com ele? Fora a mídia também em cima dele, ainda os problemas na escola com a professora Umbridge, fora também as descobertas em relação aos pais... É muita coisa para ele assimilar.
Sobre Hermione, ela decide lutar pela liberdade dos elfos domésticos. Dá vontade de colocar ela em um potinho! ❤️
Essa parte infelizmente foi cortado nos filmes, então tem somente nos livros.
Já o Rony, esse ano ele está em uma posição de destaque na escola, além de entrar para o time de Quadrilbol. Os gêmeos e a Gina também ganham mais destaques.
E aproveitando que estou falando da família Weasley, queria falar mais um pouquinho sobre a Gina, há uma diferença nessa personagem nos livros e nos filmes. No livro é uma personagem forte, decidida e determinada. Já nos filmes é muito sem graça, gente. Gina dos livros humilha demais.
Mais um personagem que tem destaque nesse livro é o Neville. Ele a sua avó acreditam no Harry e é um dos primeiros a ficar ao lado dele em Hogwarts. Também sabemos um pouco de sua história neste livro - bem triste por sinal. Ele evoluiu muito desde o primeiro ano e vai evoluir ainda mais.
Outros personagens também ganham destaque mas vou deixar vocês conhecerem durante a leitura.
E sim, confirmo no que diz na sinopse. Há uma morte totalmente inesperada, uma perda muito triste para o Harry - não tem um dia de paz esse menino, vei. As lágrimas vem, se preparem.
Gosto muito desse livro, ficando em segundo lugar como o meu favorito. Reparem que o lado infantil da história vai ficando para trás e vão ter que lutar seriamente.
Harry Potter e a Ordem da Fênix tem uma adaptação cinematográfica e o filme foi lançado em 2007. Veja o trailer do filme abaixo:
Querem fazer parte da Armada de Dumbledore? Assine seu nome abaixo:
Harry Potter
Hermione Granger
Ron Weasley
George Weasley
Fred Weasley
Ginny Weasley
Lorena L.
Nos vemos na próxima resenha!
Confira os outros livros da série:
0 Comentários
O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!
Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!