Sinopse
'Harry Potter e o enigma do príncipe' dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto em que o livro anterior parou - o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que 'sugam' a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e ao mesmo tempo apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica. Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida que os rumores de que ele é O Eleito - o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo dos bruxos. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período. Apesar de tudo isso, Harry e os amigos são adolescentes típicos - dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram.
Sobre o livro
Título: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Título original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Sequência:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e a Câmera Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Harry Potter e o Cálice de Fogo
- Harry Potter e a Ordem Fênix
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
- Harry Potter e as Relíquias da Morte
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira, Fantasia, Juvenil, ficção, aventura, bildungsroman
Páginas: 472
Publicado em: 2005
Resenha
Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o sexto volume da série de J.K.Rowling e lançado pela editora Rocco aqui no Brasil em 2005.
O livro começa de uma maneira diferente, um encontro entre o Ministro da Magia e o Primeiro Ministro da Inglaterra, ou seja, o Ministro trouxa sabe da existência do Mundo da Magia - nunca imaginei - e também sabe dos perigos que o mundo dele está correndo - com os ataques que Voldemort e seus seguidores estão fazendo.
Enquanto isso, Harry está passando mais uma vez suas férias na casa dos Dursley, mas quem vai buscá-lo dessa vez é nada mais e nada menos que Dumbledore. Inclusive, ele tem uma conversa com os tios de Harry e é aí que entendemos a importância do Harry voltar para lá todo ano e não para A Toca. Antes de levá-lo a casa da família Weasley, ele o leva - com segundas intenções por trás - para conhecer um ex-professor de Hogwarts, Horácio Slughorn, e que ele deseja que volte a dar aulas em Hogwarts e outras coisas além disso também mas que depois Harry saberá o que é.
Mais um ano letivo se inicia, com novas aulas e professores. Ano passado ele teve aulas de Oclumência com Severo Snape, e esse ano, Harry terá aulas particulares com Dumbledore. Além disso, as novidades nas aulas é que o professor Snape assumirá a matéria de Defesa Contra as Artes das Trevas - seu sonho se realizando - e o professor Slughorn assumirá a matéria de Poções. E é nas aulas de Poções que Harry irá conhecer o Príncipe Mestiço. É o ex-dono de um livro da matéria que ele irá usar nas aulas, mas acontece que tem umas dicas/observações que foram feitas nela que fará Harry ter destaque nas aulas.
Já nas aulas particulares com Dumbledore, Harry tem que usar a penseira, é um objeto de processamento de lembranças e é assim que ficamos sabendo das origens e alguns detalhes da vida de Tom Servolo Riddle.
E entre suas aulas, Harry anda desconfiado de que Draco tenha se tornado um Comensal da Morte. Ele não tem provas sobre isso, mas desconfia que ele está aprontando alguma e quer descobrir o que Draco está planejando - Hermione e Rony que lutem.
E o romance está no ar neste livro, viu? Afinal, são adolescentes de 16 anos, então tem irmãos ciumentos - Gina que lute -, povo namorando de um lado, povo namorado do outro, Hermione deixando no ar de quem gosta - cheiro de grama recém cortada, pasta de dentes... (*referência do filme, não lembro se tem no livro, sos) e senhor Rony está em um romance com Lilá Brown - grudenta é o último nome dela. E Harry está apaixonado também... Cho? Quem? Nem lembra mais. Ela tem cabelos ruivos e seu nome começa com G... Fica no ar...
Só sei que coisas estranhas começam a acontecer por lá...
Resumindo, em Enigma do Príncipe tem pessoas envenenadas de diferentes formas, Horcruxes, funeral - se tem funeral, tem morte de algum personagem querido, J.K.Rowling sempre matando quem a gente ama -, beijos, romance e muito mais.
A batalha está cada vez mais perto!
Harry Potter e o Enigma do Príncipe tem uma adaptação cinematográfica e o filme foi lançado em 2009. Veja o trailer do filme abaixo:
p.s: ainda quero fazer a diferença dos livros para os filmes mas preciso reler todos os livros (colocarei nos meus planos para 2020), mas só queria dizer que nos filmes cortaram MUITAS cenas e o livro é bem melhor e bem mais completo.
Nos vemos na nossa última resenha: Relíquias da Morte
Confira os outros livros da série:
0 Comentários
O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!
Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!