Livro: Uma longa jornada de Nicholas Sparks [Resenha + Arquivos]



Sinopse

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.
Sobre o livro

Título: Uma longa jornada
Título original: The longest ride 
Autora: Nicholas Sparks       
Editora:  Arqueiro 
Gênero: Romance, ficção
Páginas: 416
Publicado em: 2013
Link para download, aqui



Resenha

Uma longa jornada foi lançado em 2013 pelo autor Nicholas Sparks, sendo este o seu 19º livro lançado. Em 2015, o livro ganhou uma adaptação para o cinema.

Neste livro conhecemos duas histórias ao mesmo tempo e a narração é divida em três partes. Em primeira pessoa, conhecemos Ira, um senhor de 91 anos, viúvo, que sofre um acidente de carro. Ira está gravemente machucado e está preso no carro e a única coisa que ele pode fazer é aguardar pelo resgate. O único problema é que não tem ninguém esperando por ele, e isso aumenta mais seu medo de não ser encontrado. Enquanto luta para se manter consciente, ele passa a ver sua esposa Ruth, que faleceu há 9 anos. A presença dela no carro o faz relembrar sua história, sua juventude, os dias difíceis durante a guerra e sua vida ao lado de Ruth, desde o momento em que se conheceram até a vida após a morte dela e o amor pela arte.

Enquanto Ira esperar por socorro, também conhecemos Sophia e Luke, narrados em terceira pessoa e intercalado também entre os dois. Sophia é uma estudante de história de arte, que está batalhando para se formar e trabalhar em famosas galerias e museus. Ela ama o que faz, mas tem medo de não conseguir realizar seus sonhos profissionais. 

Sophia acabou de sair de um relacionamento muito complicado e decidi seguir a sugestão de sua amiga Márcia de que elas precisam sair para se divertir indo até o rodeio que acontece na cidade. Enquanto tomava um pouco de ar fora da boate em que estavam, seu ex-namorado - que também estava lá - aparece tentando reatar de qualquer forma o relacionamento. Quem a salva dessa situação é Luke, um peão de boiadeiro. 

Luke é um verdadeiro cowboy, que vive com seu chapéu na cabeça. Ele é conhecido mundialmente nos circuitos de rodeios como um dos melhores. Luke mora com sua mãe na fazenda da família e adora estar rodeado de animais e da calmaria que é viver na fazenda. Ele é sério, dedicado e não deixa transparecer que está enfrentando um dos momentos mais difíceis de sua vida e por isso está tentando retomar seu posto nos rodeios para garantir um futuro melhor para a mãe. 

Enquanto vemos Sophia e Luke construindo um relacionamento e Ira nos narrando sua história, vamos descobrir como a vida dessas três pessoas estão interligadas. 


Uma história para aquecer os nossos corações. 

Eu amei demais a leitura desse livro. Ruth era tudo para o Ira, e durante a narrativa vamos descobrindo a imensidão do amor deles e nos faz questionar se realmente existe esse amor na vida real. Já Luke e Sophia, tiveram e tem uma vida diferente um do outro, mas mesmo com as diferenças, eles se completam (só queria um cowboy como ele, doce, forte, gentil, educado, na minha vida).

Durante a leitura fiquei tentando imaginar o que aconteceria, mas foi melhor do que imaginei. Me surpreendeu e chorei - como eu previ, sabia que iria chorar. Pensei que o autor iria destroçar meu coração, mas só aqueceu e o choro mesmo foi de emoção e não de raiva ou tristeza. 

Algumas coisas são previsíveis, mas tem outras - como o final - foi surpreendente. 

Não sei se já contei, mas só consigo ler os livros do autor no formato físico - não sei o motivo. Li alguns deles logo no começo em que entrei no mundo da leitura e juro que tentei ler no formato digital, mas não rolou. Também tenho algumas manias, e como ele tem mais de 20 livros, queria ler na ordem de lançamento, mas acabei quebrando isso quando encontrei esse livro por R$10,00 nas Americanas totalmente por acaso e acabei comprando. Não me arrependo e deu uma vontade de comprar e ler mais livros dele e estou doida para assistir o filme. 

Aproveitando que falei do filme, foi lançado em 2015 (só de ver o início do trailer já vi que tem umas coisas diferentes do livro...). Veja o trailer do filme abaixo: 



Confira os outros livros do autor:

 

Postar um comentário

0 Comentários