Sinopse
Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte.
O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida.
Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A Última Música demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.
Sobre o livro
Título: A última música
Título original: The last song
Autora: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance, ficção, drama, guerra
Páginas: 400
Publicado em: 2009 / 2010 (Brasil)
Link para download, aqui
Resenha
"A última música" foi o 16º livro lançado pelo autor Nicholas Sparks, sendo lançado em 2009 nos Estados Unidos e aqui no Brasil no ano seguinte, em 2010 pela Editora Novo Conceito.
Nesse livro conhecemos Verônica Miller - ou Ronnie -, uma jovem que está prestes a completar 18 anos. Sua vida muda por completo quando seus pais decidem se separar, restando apenas ela, a mãe e o seu irmão mais novo Jonah em Nova York, enquanto seu pai, Steve, foi morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte.
Ronnie não aceita muito bem essa mudança familiar e não perdoa o pai por isso. Tanto que uma das lembranças mais felizes dela era se sentar ao lado do pai ao piano e tocar por horas e desde a separação ela não consegue olhar para o instrumento sem sentir raiva e mágoa.
Seu relacionamento com a mãe também não vai muito bem e Ronnie anda em uma fase rebelde. Já foi presa, não passou no vestibular e para provocar ainda mais, passa a noite fora com os amigos, deixando-a sem saber o que fazer e como lidar com essa situação.
Três anos após o divórcio, sua mãe decide que ela e Jonah irão passar as férias de verão com o pai na Carolina do Norte, que também seria uma boa oportunidade para Ronnie e ele se reaproximarem. Sem saída, Ronnie vai para um lugar totalmente diferente da cidade grande, com a qual ela está acostumada.
Steve é um ex pianista e com os filhos em casa ele divide seu tempo em cuidar deles e ajudar na restauração da igreja local, que foi destruída após um incêndio do qual ele foi acusado de ser o autor.
Jonah se aproxima e passa momentos divertidos com o pai, enquanto a irmã tenta se manter o mais longe possível - até para evitar conflito, problemas e qualquer tentativa de aproximação com o pai -, ela passa a maior parte do tempo sozinha, conhecendo a cidade e até fez novos amigos. Ela conheceu a Blaze, que namora Marcus, um rapaz que adora brincar com fogo e causar problemas. Além deles dois, ela conheceu o Will, o rapaz mais popular da cidade.
O que Ronnie não imaginou é que iria descobrir que o amor é capaz de partir e curar seu coração.
Esse foi o segundo livro que li do autor, lá em 2011. Apesar de ter 12 anos que li esse livro, ainda consigo me lembrar de muita coisa, isso mostra o quanto o livro me marcou. Não consigo lembrar se há muita diferença do livro para o filme que foi lançado em 2011, com o ex casal Mikey Cyrus e Liam Hemsworth como os protagonistas, lembro que me emocionei bastante e a música "When I look at you" que faz parte da trilha sonora do filme ainda é uma das minhas músicas favoritas - a letra é linda também - e sempre a ouço.
O livro é narrado por quatro personagens, Ronnie, Marcus, Will e Steve, mas o foco maior é na Ronnie e em cada capítulo terá o nome do narrador.
Sobre a Ronnie, ela tem uma armadura, mas por baixo dela há uma garota sensível. Jonah apesar de ser uma criança, ele é super inteligente e aparenta ser mais maduro que a Ronnie que é a mais velha. Ele rende momentos engraçados, além de ser um fofo.
O autor é conhecido pelos seus livros de romance, e apesar desse aqui falar sobre amor de verão, esse livro vai muito mais além. É autodescoberta, é sobre perdoar, aprender com os erros, a transformação de Ronnie de jovem para adulta e a relação dela com o pai e a paixão pela música.
A última música nos mostra as diversas faces do amor e pode preparar o lencinho que é emoção do início ao fim, em um livro envolvente com um cenário lindíssimo com areia, sol e mar.
Confira o trailer do filme abaixo:
0 Comentários
O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!
Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!