Livro: Marley & Eu - Vida e Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo de John Grogan [Sinopse + PDF]

 Livro - Marley & Eu - John Grogan - Contos, Crônicas e Ensaios ...


Sinopse

John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pelo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos.
Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.
Sobre  o livro

Título: Marley & Eu - Vida e Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo
Título original: Marley & Me - Life and Love with the World's Worst Dog
Autora: John Grogan
Editora: Ediouro
Gênero: Literatura estrangeira, Romance autobiográfico. 
Páginas: 272
Publicado em: 2006
Link para download, aqui



Resenha

"Marley & eu" é uma autobiografia escrita por John Grogan. Antes de escrever Marley & Eu, John Grogan já era conhecido nos EUA por causa de suas colunas (ele conta em seu livro também). Ele foi repórter e colunista de jornais dos estados do Michigan e da Florida antes de se tornar editor-chefe de uma revista de jardinagem.

Ele também escreveu um livro chamado Bad Dogs Have More Fun (Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais, no Brasil). Escreveu também "Meu barco e Eu", "De Volta pra Casa" e "Meu Querido Christopher". Além dos infantis "Marley, o Cãozinho Trapalhão" e "O Natal de Marley".

O livro conta a história do casal recém casado John e Jenny Grogan, que estavam começando a vida a dois na Flórida. Eles querem ter filhos, mas Jenny não tem certeza se seria boa mãe, já que havia matado uma planta que John havia lhe dado fazia alguns dias por ter irrigado demais. Então eles decidem testar suas habilidades como pais com um cachorrinho. 

Jenny achou um anúncio na sessão "Cães" no jornal, que dizia "Filhotes de labrador, amarelo. AKC raça pura. Todos os matrizes. Pais no local". Eles foram ver os filhotes quando John finalmente aceitou e encontraram a criadora Lori logo na porta do canil (de fundo de quintal), acompanhada pela mamãe dos filhotes Lily, mas não havia sinal do pai. Ao ver os filhotes, de cara se apaixonaram por um que chamaram a atenção deles. 

Os filhotes machos custavam 375 dólares, mas Lori disse que fazia por 350 o filhote que eles haviam gostado. O casal decide ficar com ele, mas a criadora disse que só poderiam levá-lo depois de três semanas para casa. Ao irem embora, eles viram um labrador cheio de lama correndo pelo quintal de Lori. Eles tinham acabado de conhecer o pai dos filhotes e acabado de mudar a vida deles para sempre. 

Grogan's Magestic Marley Of Chunchill ou melhor, Marley, não era um cachorro qualquer. Não havia no mundo um cachorro igual a ele. 


Esse livro é bem antigo, mas é um dos livros mais especiais pra mim. 

Sempre gostei de livro desde criança, lembro de me refugiar na biblioteca da escola na segunda série e de pegar livros emprestados, fora os livros obrigatórios da escola que naquela época eu adorava, mas teve uma período da minha infância que a irmã da minha mãe queria me forçar a ler os clássicos como "Poliana" e entre outros. Isso me fez odiar a ela e os livros clássicos (até hoje não é um gênero que eu gosto muito de ler, ganhei alguns clássicos brasileiros que até hoje não li), fora que eu não entendia nada do que estava lendo, ela me forçava a perguntar as palavras que eu não entendia. Eu odiava todos esses momentos forçados e por base de ameaça. Conversei com minha mãe, isso gerou uma briga entre elas, mas pelo menos fiquei livre disso. A intenção dela poderia até ter sido boa na cabeça dela, mas leitura não deve ser forçada. Eu tinha vários livros infantis, gibis e etc e era aquilo que eu gostava na época, então eu não precisava ser levada ao mundo da leitura porque já era algo que eu gostava. Você pode mostrar o caminho, sempre, mas nunca deve forçar ou obrigar. 

E é em 2011, já na minha adolescência, que esse livro entrou na minha vida. Vi ele na revista da Avon e me encantei pela sinopse e por ser apaixonada por cachorros e ter um na época também me fez ler esse livro e depois dele nunca mais parei. 

Marley é um cachorro que pintava o sete. Super medroso, não gostava de ficar sozinho e muito menos de tempestade. Arranhava parede, pegava roupa do varal dos vizinhos, quebrava portas, nem mesmo o colar que John deu a Jenny em seu aniversário escapou de Marley, ou melhor, tudo o que estava ao seu alcance. Não teve "escola de boas maneiras" que adestrasse ou algo que acalmasse a sua hiperatividade. Não é a toa que ele recebe o título de "o pior cão do mundo". 

É nessa história envolvente do ponto de vista de John Grogran que nos mostra que realmente que o cão é o melhor amigo do homem. Marley está lá presente nos momentos bons e ruins, em cada mudança seja de casa ou no crescimento da família com a chegada dos irmãos humanos. Uma história pra rir, chorar e se emocionar. 

E a história de Marley foi parar nos cinemas também, sendo o casal interpretado pela maravilhosa Jennifer Aniston e Owen Wilson. Sou a prova viva que precisa assistir com um lencinho. Chorei horrores tanto com o livro, como com o filme, cheguei até comprar o DVD, mas tem algum tempo que não assisto. Veja o trailer abaixo:


Perdi meu cachorro tem três meses e acho que se eu assistir ao filme ou reler o livro me fará lembrar dele. Mas é assim mesmo o ciclo de quem tem um amiguinho de quatro patas, infelizmente eles não são eternos... Mas uma coisa é certa, é um amor sem igual. <3 

Não deixem de ler e conhecer essa história, mesmo que você nunca tenha tido um pet na vida. 

Postar um comentário

0 Comentários