Livro: Querido John de Nicholas Sparks [Resenha + Arquivos]



Sinopse

Após uma juventude de rebeldia e bebedeira, John Tyree de- cidiu dar início a um novo capítulo em sua vida e se alistou no Exército. Um ano depois, agora um novo homem, ele re- torna a Carolina do Norte para passar um tempo com o pai.

Uma tarde, ele conhece a garota de seus sonhos. Além de ser linda, Savannah é amigável, de sorriso fácil, um exemplo de boa conduta e altruísmo. Um sentimento arrebatador nasce entre os dois.

No entanto, John precisa voltar para a Alemanha a fim de concluir o serviço militar. Savannah decide esperar por ele, enquanto o jovem soldado promete que, após esse período, vai ficar para sempre ao lado da mulher que conquistou seu coração.

O que nenhum dos dois poderia esperar eram os eventos do 11 de Setembro. Enquanto John entra em combate no Iraque, Savannah precisa reunir forças para superar a dor da distância. Nesse cenário de saudade e incertezas, uma sim- ples carta pode mudar a vida dos dois para sempre.
Sobre o livro

Título: Querido John
Título original: Dear John
Autora: Nicholas Sparks       
Editora:  Novo Conceito 
Gênero: Romance, ficção, drama, guerra 
Páginas: 256
Publicado em: 2007
Link para download, aqui



Resenha

Com certeza você deve conhecer o Nicholas Sparks. Se não leu suas obras, deve ter visto algum filme que é adaptação de suas obras como "Um amor para recordar'', ''Querido John'', ou ''A última música'' com o ex-casal Miley Cyrus e Liam Hemsworth. 

Se ainda assim você não tem ideia de quem eu estou falando, você vai conhecer o autor de romance mais famoso!

Queria começar trazendo seu segundo livro lançado, que é Diário de uma paixão, maaas ainda não li esse livro, então resolvi trazer "Querido John'', que foi seu 14º livro lançado - ele já lançou mais de 20 livros, pasmem - em 2007 lá na gringa, e aqui foi lançado em 2010 pela editora Novo Conceito. 

Querido John conta a história de amor de dois jovens, John e Savannah. O livro, que é narrado pelo John Tyree, começa contando sobre sua vida antes de conhecê-la. Ele morava em Wilmington, na Carolina do Norte com o seu pai. Desde pequeno, eles tinham dificuldades em conversar e seu pai apenas mostrava interesse em sua coleção de moedas. Embora ele soubesse que havia algo errado com seu pai, nunca o levou para o médico para saber o que era. Quando John terminou o colegial, ele se mostrou um adolescente rebelde, que bebia sempre e arranjava brigas, além disso, nunca parava em um emprego e namorou várias mulheres. 

Certo dia, após um momento de reflexão sobre sua vida, ele resolveu se alistar nas Forças Armadas dos Estados Unidos e aos poucos ele foi se adaptando à sua vida no exército e conseguindo, pela primeira vez, a ter seu próprio dinheiro. Apesar de nunca se falarem por telefone, seu pai sempre o escrevia pontualmente no primeiro dia de casa mês, falando sobre o que acontecia pelo bairro e sobre o tempo. 

Três anos depois, John era uma outra pessoa. De soldado, passou para cabo e, seis meses depois, a sargento. Havia parado de fumar, diminuíra na bebida, ganhou muito músculo e chegou a tatuar os dois braços. 

De licença de duas semanas, John retorna a sua cidade natal, e um dia de manhã após tomar café e ler o jornal, resolveu ir surfar depois de três anos. Enquanto observava a vista durante uma pausa, ele a avista pela primeira vez, acompanhada de suas amigas. Dois amigos se aproximam delas, e enquanto conversavam, um deles derruba a bolsa de Savannah no mar. Todos eles ficaram paralisados, e John, que estava assistindo a tudo, pula no mar e recupera a bolsa dela. 

John e Savannah passam as duas semanas de licença dele juntos, se conhecendo. Ela estava na cidade de férias da faculdade, mas estava construindo algumas casas como voluntária. Os dois passearam juntos, ele a levou para conhecer restaurante da cidade e também para conhecer o seu pai, ainda que ele não conversasse muito e apenas sobre moedas, Savannah se mostrou interessada. 

Nesse curto tempo, os dois se apaixonaram e quando a licença de John chega ao fim, ele precisa voltar para sua base lá na Alemanha, mas antes de ir, ele promete que irá voltar para encontrá-la e que se casaria com ela. E Savannah promete esperar por ele. Os dois decidem dar continuidade ao relacionamento através de cartas  e telefonemas enquanto John estivesse no exército e foi assim durante um ano.

Quando John recebe sua licença de duas semanas, ele volta para reencontrar Savannah e conhecer seus pais. Após passar uns dias com eles, os dois vão para o apartamento dela perto da faculdade, onde se formou e agora trabalha como assistente de professores. Os dois aproveitaram os dias juntos, com algumas brigas mas com muito amor.

Quando John retorna à base, acontece o ataque do dia 11 de setembro e ele se vê no dilema entre abandonar seus colegas ou se alistar novamente e ficar mais dois anos longe de Savannah. E ele decide se alistar e vai para a guerra. Durante dois anos, o que ele mais temia aconteceu: as cartas dela começam a chegar cada vez menos, os dois se afastaram cada vez mais, até que na última carta ela confessa algo que faz seu mundo acabar. 

Resolvi parar por aqui e deixar vocês descobrirem os outros acontecimentos durante a leitura. :) 

A história é triste e comovente e o final não vai ser do jeito que a gente espera - é que nem o final de "Como eu era antes de você", que a gente queria algo totalmente diferente, sabe? - mas nos mostra o verdadeiro significado do amor e John vai aprender outras formas de amar.  Além disso, nos mostra um pouco através da história de homens que servem o país - mulheres também servem, mas a história retrata mais os homens. 

É um livro que nos deixa pensativos sobre o que faríamos no lugar dos personagens. Sobre a classificação indicativa, ele é new adult porque os personagens são adultos, mas eu não lembro se tinha cenas proibidas para menores. Eu acho que não tem problema menores lerem não, porque tanto nos livros como nos filmes, não há cenas sexuais, muito menos explícitas - mas não digo com 100% de certeza. O filme por exemplo é indicado para 12 anos. Eu li esse livro em 2011 e tinha apenas 14 anos, mas real não lembro sobre essa parte em si, mas eu acho que é suave, mas caso você é adulto e quer indicar ou dar para algum adolescente, verifique isso antes. 

Aproveitando que falei do filme, foi lançado em 2010 e na minha opinião foi bem fiel ao filme. Veja o trailer do filme abaixo: 


Prepara os lencinhos porque o choro é inevitável... 

E nos vemos no próximo livro que irei postar do autor, ainda sem previsão de qual e uma data, mas irei colocar as obras que já li e também começarei a ler - só Deus sabe quando - a ler os que ainda não li. Até lá!

Confira os outros livros do autor:

 





Postar um comentário

0 Comentários