Livro: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Livro 03) de J.K. Rowling [Resenha + Arquivos]

 


Sinopse

Durante 12 anos o forte de Azkaban guardou o prisioneiro Sirius Black, acusado de matar 13 pessoas e ser o principal ajudante de Voldemort, o Senhor das Trevas. Agora ele conseguiu escapar, deixando apenas uma pista: seu destino é a escola de Hogwarts, em busca de Harry Potter. Neste livro o leitor estará mais uma vez mergulhando no mundo mágico de Hogwarts e participando de aventuras repletas de imaginação, humor e emoção, que repetem o encantamento proporcionado pelos livros anteriores dessa maravilhosa série de J. K. Rowling.
Sobre  o livro

Título: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Título original: Harry Potter and the Prisioner of Azkaban
Sequência:
  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal
  2. Harry Potter e a Câmera Secreta
  3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  5. Harry Potter e a Ordem Fênix
  6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  7. Harry Potter e as Relíquias da Morte
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira, Fantasia, Juvenil
Páginas: 348
Publicado em: 1999 (Reino Unido) / 2000 (Brasil)



Resenha

"Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" é o terceiro volume da série Harry Potter, de J.K.Rowling e foi publicado em 1999. Esse livro é muito importante e é o primeiro e único em que Harry não enfrenta Você-Sabe-Quem. 

Harry Potter, agora um pré-adolescente Harry Potter retornou para a casa dos tios Dursley, já que está e período de férias. Se sua estadia lá já é complicada, com a visita da tia Guida, a irmã do tio Válter, só piora. Guida é uma mulher folgada e arrogante, e trata o garoto como se fosse um nada. Durante o jantar, ela o provoca falando mal de seus pais. Harry fica enfurecido, e de tão irritado fez a tia inflar como um balão, que sai flutuando até o céu, sobrevoando pela cidade. 

A palavra de uma criança, embora honesta e verdadeira tem pouco valor para aqueles que não sabem mais ouvir.

Ciente do que fez e das punções severas que teria, Harry arruma seu malão e foge da casa dos tios. Vagando pela rua sem rumo, ele é resgatado pelo Nôtibus Andante, um ônibus de carona para bruxos e bruxas desamparados, que o deixa no Caldeirão Furado, onde encontra Cornélio Fudge, o Ministro da Magia, que fica sabendo o que aconteceu na casa dos tios depois que ele saiu e pede a Harry que permaneça no local até o começo das aulas em Hogwarts.

Pode se encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se a pessoa se lembrar de acender a luz.

Harry também fica sabendo sobre Sirius Black, um bruxo condenado por vários assassinatos que havia fugido da prisão de segurança máxima Azkaban, sendo ele o primeiro a conseguir fugir de lá. Sirius foi aliado de Lord Voldermort e agora está atrás dele. Harry recebeu muitos conselhos de que deve ter cuidado e não procurar o criminoso procurado, mas ele nem mesmo entende o porquê desses conselhos, apesar de saber que Sirius está a sua procura.

Para proteger Hogwarts, foram enviados Dementadores, seres estranhos que são guardas de Azkaban e que sugam a energia vital de quem se aproxima deles. Eles podem tanto defender Hogwarts como piorar ainda mais a situação.

O que será que vai acontecer com Harry? Como será esse terceiro ano letivo do nosso trio favorito?


Esse livro é o meu favorito e o filme dele também. Aqui vemos um Harry mais rebelde, que não atura mais o desaforos dos tios. Harry agora não é mais um garotinho inocente e sim um pré-adolescente de treze anos.

Para mim, os dementadores são as criaturas mais sinistras já inventadas por J.K.Rowling. Os Dementadores são criaturas cegas, mas podem sentir a alegria que existe dentro das pessoas, sugando assim toda a sua felicidade, fazendo-as terem pensamentos tristes. O trouxas podem senti-los, mas somente os trouxas podem vê-los. Eles simbolizam a depressão, não é? Que mente brilhante tem a J.K!

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban entramos mais a fundo no mundo mágico, conhecemos mais feitiços e também conhecemos personagens novos, como o Professor Lupin que dará aulas de Defesas Contra as Artes das Trevas. Também conhecemos sobre o Mapa do Maroto, que Harry ganha dos gêmeos Weasley, um mapa completo de Hogwarts e inclusive mostra onde está cada pessoa naquele exato momento. Até mostra passagens secretas, e com o mapa em mãos e a capa de invisibilidade, Harry vai poder ir a um lugar que não poderia ir. Ah, e o mapa chega até mesmo a mostrar alguém que deveria estar morto... Estranho, não?

Juro solenemente não fazer nada de bom.
Além do mapa, também conhecemos sobre o vira-tempo, e quem está fazendo o bom uso dele é a Hermione, que ganhou o vira-tempo da Professora Minerva. Além de ajudá-la a estar presente em todas as aulas, ainda vai ajudar a salvar mais de uma vida inocente, como diz o sábio Dumbledore. Quem será que vai ser salvo?

Ah, apesar de Harry ter que lidar com os dementadores, passar nas provas e ainda jogar quadribol, ele não tira seus olhos de uma jogadora da Corvinal, Cho Chang. Eita, frio na barriga!

Em Prisioneiro de Azkaban a trama é bem desenvolvida, sabemos também mais sobre o passado dos pais de Harry, dos seus amigos e também de Severo Snape. Aprendemos muitas lições, também sobre lealdade e amizade e também é um pouco sombrio. Acho que é melhor vocês lerem com um lencinho do lado porque tem muitas emoções!

Se encantem pelos livros da série maravilhosa de Joanne Rowling!

O livro também ganhou adaptação para as telonas aqui no Brasil em 2004! Assista o trailer abaixo:



Confira os outros livros da série:

 Harry Potter e a Ordem da Fênix, JK Rowling - Livros na Amazon.com.br Harry Potter e o Enigma do Príncipe, JK Rowling - Livros na Amazon ...

Postar um comentário

0 Comentários