Livro: A garota que você deixou para trás de Jojo Moyes [Sinopse + Resenha + PDF]

Resultado de imagem para A garota que você deixou para trás

Sinopse

Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.
Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo.
Sobre o livro

Título: A garota que você deixou para trás
Título original: The Girl You Left Behind 
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Ficção; romance de amor 
Páginas: 384
Publicado em: 2014
Link para download, aqui

Drive 

Resenha

"A garota que você deixou par trás" é mais uma obra da Jojo Moyes. A história inicia em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, onde Sophie narra as consequências da Guerra na sua vida. Como o seu marido teve quer ir para guerra, assim como o marido de sua irmã, Sophie optou por ir morar com sua irmã e seus filhos, para que assim pudessem ajudar uma a outra. A casa onde moram era um hotel, porém com a guerra as única poupas pessoas que iam lá eram os assustados moradores da pequena cidade. Porém Sophie acaba chamando a atenção do Kommandant alemão e ele resolve que Sophie e sua irmã teriam que cozinhar a janta dos alemães todas as noites.

Ao mesmo tempo que isso deixou Sophie aterrorizada, pois teriam seus inimigos em sua própria casa, também trouxe um pouco de alívio, pois assim conseguia furtar um mínimo de comida para sua família. Porém sempre que Sophie perdia as esperanças, ela olhava para o quadro que seu marido Édouard fez dos dois, admirando a mulher que há muito tempo deixou de existir devido as dificuldades enfrentadas nessa nova realidade. Mas outra pessoa passa a admirar o quadro, o Kommandant alemão, e, ao mesmo tempo, ele tenta se aproximar de Sophie, mostrando a ela que ele não passa de outro ser humano normal. Dessa forma surge nela um pequeno brilho de esperança, que ela possa de alguma maneira reencontrar o seu marido, mesmo odiando os alemães, tudo o que ela quer é reencontrar Édouard e saber que ainda está vivo. Os outros habitantes da cidade viram como traição o fato de Sophie ter aberto seu hotel para seus inimigos, mesmo sabendo que ela não tinha escolha, e começaram a menosprezá-la.

Quase um século depois conhecemos Liv, uma mulher que perdeu seu marido há alguns anos e que ainda não descobriu como seguir em frente. Porém, em uma janta com seus amigos que tinha tudo para dar errado, devido ao seu acompanhante desnecessário que seus amigos insistiram em apresentar, ela acaba terminando com o reencontro de Liv com Mo, sua colega de faculdade. Tomada por um momento de carência, agradecimento e também de desespero por ter que ficar sozinha na casa que David construiu para eles, Liv convida sua ex-colega para dormir na sua casa, pois ela passava as noites no restaurante em que trabalhava.

E assim Liv acaba ganhando uma pessoa com quem dividir a casa de vidro, porém ela está cada vez mais desesperada porque não tem dinheiro para pagar as contas e sua casa, a única herança de David, corre o risco de ser perdida. As vezes seu único consolo é o quadro pendurado na parede de seu quarto, um presente dado por David na sua lua de mel, porém o que ela não esperava é que esse quadro mudaria a sua vida.

Em uma noite que tinha tudo para dar errado Liv acaba conhecendo o Paul, que trabalha recuperando obras de artes perdidas durante a Guerra Mundial. Um outro dia, quando ele está no quarto de Liv, Paul acaba vendo na parede o quadro de A Garota que Você Deixou para Trás, obra que seu atual cliente está tentando encontrar, e assim a vida dos dois acaba virando de cabeça para baixo. Liv tendo que disputar pela única lembrança do seu marido no tribunal, ao mesmo tempo que tenta descobrir mais sobre Sophie e a história do quadro e tenta aguentar as críticas da mídia sobre sua decisão de não devolver o quadro.

Podemos ver que Sophie e Liv são duas “garotas” que foram de certa forma deixadas para trás. A autora nos mostra duas mulheres guerreiras lutando por aquilo que acreditam, por mais que os outros duvidem delas. A parte da história no pomto de vista de Sophie é bem trágico, nos relembrando o horror da guerra. Porém, quando o livro está no "presente", ele passa a ser contado em terceira pessoa, alternando entre o ponto de vista de Liv e de Paul, e isso nos faz querer devorar o livro, uma vez que, sempre que chega a um momento crucial para uma das personagens, a autora troca o foco da história para a outra, fazendo o leitor experimentar um certo grau (alto) de aflição. 

Os personagens do livro são apaixonantes! Para mim Mo roubava a cena quando aparecia, com seu jeito único de ser, que transformava qualquer momento dramático em gargalhadas. 

Este livro é fantástico, assim como Como eu era antes de você, que eu chorei muito, mas que super recomendo também. Com esse não foi diferente, algumas lágrimas tiveram que rolar lá pelo final, e em certos momentos na visão de Sophie que mostrava os horrores da guerra.

A história contém seu lado dramático, mantendo-se fiel ao estilo da autora, assim como também as indas e vindas no tempo. Mais um livro da autora pelo qual me apaixonei.

Se você gosta de um bom romance, com aquela pitada de drama e comédia, não deixe de lê-lo!

Confira outros livros da autora:

Trilogia Como eu era antes de você 

   https://era1vezblog.blogspot.com/2019/06/livro-ainda-sou-eu-como-eu-era-antes-de.html

Livros únicos 


Postar um comentário

0 Comentários