Livro: Jantar Secreto de Raphael Montes [Resenha + PDF/ePUB]



 Sinopse 

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense.

Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca.

A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos, e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Sobre o livro 

Título: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes 
Editora: Intrínseca
Gênero: Suspense, Ficção 
Páginas: 116
Classificação indicativa: 18 anos e acima
Publicado em: 2016


Resenha


Atenção, esse livro tem cenas explícitas de violência e canibalismo. 

"Jantar Secreto'' é o quatro livro do autor Raphael Montes. Foi lançado em 2016 pela editora Companhia das Letras e foi confirmado que terá uma adaptação.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Dante, um dos personagens do livro. Em 2010, Dante era só um jovem de uma cidadezinha do Paraná e recém aprovado em uma faculdade do Rio de Janeiro após 2 anos estudando em um curso preparatório para o Enem. Com isso, surgiu a oportunidade de mudar de ares, juntamente com seus amigos de infância que também foram aprovados. Miguel vai cursar Medicina, Victor Hugo para Gastronomia, Leitão vai cursar Ciência da Computação e Dante estudará Administração. 

Os quatro amigos - com a ajuda da mãe de Dante - vão dividir um apartamento na cidade maravilhosa e dividirão as despesas. Esse era o primeiro passo rumo a um futuro de sucesso, serem bem-sucedidos e independentes. Mas a vida adulta não é fácil e nem sempre segue da forma que planejamos, e esse grupo de amigos, em 2015, quando a história realmente começa, são jovens recém formados frustrados.  

Dante se tornou vendedor em uma livrara, Victor Hugo não ficava muito tempo em um emprego porque se acha "bom demais'', Miguel trabalhava em um hospital público e Leitão continuava vivendo em seu quarto - virgem, gordo e sem emprego. 

Apesar de não terem muitas condições, eles querem dar um presente a Leitão no seu aniversário, e decidem contratar uma garota de programa porque desconfiam que o amigo está depressivo e talvez esse presente mudasse a vida dele. E realmente isso acontece. Leitão se apaixonou por Cora e desde então ela passou a ser uma visita constante no apê, e nem ficava mais trancado sozinho no quarto - o que era bom. O que nenhum deles se quer imaginou foi em como Leitão estava pagando Cora pelos serviços prestados...

Um dia, o grupo descobre que o aluguel não está sendo pago há seis meses e estão devendo quase 26 mil reais a imobiliárias, porque Leitão, que é o responsável de fazer os pagamentos do aluguel, estava usando o dinheiro consigo mesmo. Eles tem apenas duas semanas para quitar a dívida ou serão despejados. Nenhum deles querem voltar para Pingo d'Água - ainda mais como fracassados - mas como conseguir um valor tão alto em tão pouco tempo?

Foi então que Hugo lembrou de um site - jantarsecreto.com - que é para qualquer pessoa com algum talento culinário e quer ganhar um extra sem precisar abrir um restaurante. A ideia é proporcionar uma aventura gastronômica direcionadas à elite carioca e os jantares ocorreriam no apartamento deles. Hugo propões que os amigos o ajudem a organizar os jantares para que possam conseguir o dinheiro necessário para pagar a dívida. 

Hugo cozinharia, Dante e Miguel recepcionariam e serviriam os convidados e Leitão ficaria responsável pelo cadastro no site e a divulgação. O que eles não sabiam é que o Leitão - que ficou com uma tarefa tão simples... - iriam coloca-los em uma situação que iriam mudar a vida deles... 

O jantar parecia a solução perfeita! Iria ser como qualquer outro jantar chique, coisa fina, com ingredientes de qualidade, cortes selecionados... A única diferença é que a carne é humana

"Venha viver a experiência gastronômica, mais exótica, única da noite carioca!" 

Equipe Carne de Gaivota


Raphael Montes nos impressiona mais uma vez com a sua criatividade. Sou suspeita para falar porque virei uma grande fã dos seus livros, mas Jantar Secreto é um dos meus favoritos porque foge do clichê e é imprevisível.  

“Nós nos abraçamos, sem dizer nada. Ainda que eu me sentisse mal pelo jantar, naquele momento pensei que, na escala de crueldades, tinha gente pior no mundo.”


O livro se intercala entre a narrativa de Dante e cartas, listas, receitas, conversas de WhatsApp, emails, detalhes que deixa o livro ainda mais interessante. A escrita é cativante e envolvente, acabamos ficando presos nas páginas. O livro já começa nos contando o 'desfecho' e queremos saber como chegou até ali.

O livro é bem detalhado, principalmente como é a matança e preparada a carne humana - fora a violência que passam até chegar ao grupo - então não recomendo para pessoas sensíveis e que não conseguem ler esses detalhes gore, porque realmente é carnificina pura, bem sangrento, que pode embrulhar o seu estômago. 

“A verdade é que você não precisa comer carne humana para incentivar atos monstruosos, basta curtir um bife e uma linguiça que já está dando sua contribuição para o horror.”


É um livro que incomoda - creio que o objetivo é esse mesmo - o leitor, te faz pensar e debater sobre as questões abordadas. E apesar de ser ficção, sabemos de alguns casos de canibalismos que aconteceram no Brasil, como aquele caso - que nunca me esqueço - do casal que preparava coxinha de carne humana e vendia, fora outros que existem pelo mundo afora, mas eu não duvido nada que o que você vai ler neste livro - ou já leu, não sei - aconteça de verdade. Talvez não tão grande como é mostrado no livro, mas não duvido não que tem gente que venda e quem consuma 'carne de gaivota'. 

A vida é assim: você precisa ter a cara esfregada no esgoto e sentir o cheiro da morte para começar a tentar se redimir.


Um detalhe que já quase ia esquecendo, esse livro aqui é interligado com o livro ''Dias Perfeitos''. A cena que aparece nesse livro é a parte em que Téo e a Clarisse - que foi sequestrada por Téo e dopada por ele - estão no carro a caminho de Teresópolis e param em um bloqueio policial. Detalhes, meus amigos! Detalhes! Montes é um gênio. 

Você é engraçado, sabia? Se a carne vem naquele pacote, coberto por plástico transparente, você não se importa. Pega, frita e come sem nem pensar de onde veio. Agora fica aí, cheio de mi-mi-mi. Quer saber? A única diferença é que não sou hipócrita como você.


Jantar Secreto é um livro que não é para qualquer um e você provavelmente não vai esquecer - como eu, que apesar de ter uma péssima memória e esqueço totalmente tudo o que li, ainda lembro o final do livro, melhor dizendo, o epílogo - E QUE EPÍLOGO - que tem uma reviravolta imensa e te deixa de boca aberta. Tenho certeza que vai odiar muitos personagens também e se você acha que o que te descrevi até aqui não é um problema pra você, leia o livro porque realmente é bom. 

Prepare-se para ler o lado perturbador e sombrio da mente humana e o quão cruel o ser humano pode ser. Servidos?

“- Por trás de cada prato existe a morte. As pessoas preferem fechar os olhos para isso, mas ela está lá. A morte.” 


 Confira outros livros do autor:

  

Postar um comentário

0 Comentários