Livro: Procura-se um marido de Carina Rissi [Sinopse + PDF + Resenha]


Sinopse

Em Procura-se um marido conhecemos a jovem Alicia, uma jovem que sabe curtir a vida. Ela já viajou o mundo, adora uma balada e é louca pelo avô, um bem sucedido e rico empresário, que é sua única família.

Mas seus planos de continuar a viver uma vida sem preocupações acabam de maneira repentina. Seu querido avô morre e Alicia tem que lidar não só com a tristeza da perda, mas também com as termos do testamento deixado por ele.

Sua vida começa a virar de cabeça para baixo quando ela fica sabendo que seu amado avô a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império - a não ser, é claro, que esteja devidamente casada.

Ela se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. No testamento também consta que Alicia tem um cargo vitalício disponível na empresa do avô, então ela decide trabalhar, e não se submeter ás condições do casamento. Só que com o cargo de Assistente não consegue nem pagar a gasolina do seu Porshe. Além diso, seus colegas de trabalho estão cada dia mais hostis.

Cansada das pequenas dificuldades que encontra a cada dia, Alicia  decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel.

Diversos candidatos respondem, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneira que ela jamais imaginou.

Sobre o livro

Título: Procura-se um marido
Autor: Carina Rissi
Editora: Verus
Gênero: Romance de amor, Romance contemporâneo
Páginas: 476
Publicado em: 2012
Link para download, aqui


Resenha


"Procura-se um marido" é um livro escrito pela autora Carina Rissi e lançado pela editora Verus em 2012. Ela também é autora da série "Perdida" e de outros livros. 

O livro conta a história de Alicia Moraes de Bragança e Lima, uma mulher de personalidade forte, que gosta de curtir a vida adoidado, viajar o mundo, ir a festas e que às vezes se mete em confusão. Seu avô Narciso era o único que conseguia impedir Alicia de cometer loucuras e também é a única pessoa que ela tem para considerar como família após perder os pais. 

Mas a sua vida desmorona após perder o avô repentinamente e a dor dessa perda só aumenta quando ela descobre que sua herança está presa por ela não ter nenhum senso de responsabilidade. Por enquanto, o curador dos bens é o Clóvis Pereira - o advogado de seu Narciso - até que possa ser liberada para ela. Mas para ter acesso a herança novamente há uma condição: Alicia tem que estar devidamente casada há mais de um ano. Caso ela conteste o testamento, a doação do patrimônio será anulada e se ela não chegar a casar, Clóvis será o tutor da sua herança e assim não terá acesso ao dinheiro ou aos lucros, devendo se manter financeiramente apenas com o seu emprego vitalício que o avô deixou em uma das empresas, a L&L Cosméticos. 

Alicia fica indignada, principalmente com seu avô. Desesperada, ela decide burlar o testamento com um plano maluco: coloca em um anúncio de no jornal procurando um marido. Por incrível que pareça, diversas pessoas responderam ao anúncio, mas somente um chamará sua atenção.


"Nem pense em se casar com o príncipe encantado”, ela me disse certa vez. “Case-se com o lobo mau. Ele sim saberá tratar você bem.”

Maximus - ou Max - trabalha na L&L Cosméticos e desde que Alicia começou a trabalhar na empresa, os dois não se dão bem. Ele respondeu ao anúncio de Alicia porque ele está procurando uma esposa. Há uma vaga de diretor de comércio exterior em aberto, ele tem boas chances de conseguir o cargo e seu nome foi até citado, mas a diretoria da empresa segue os princípios deixados pelo seu Narciso. Um homem considerado responsável, de família, leva vantagem e Max é o único mencionado para a vaga que ainda é solteiro, então ele quer igualar as chances e quando encontrou o anúncio no jornal, viu a chance que precisava. 

"Temos a desculpa perfeita. Trabalhamos juntos, nos apaixonamos e decidimos casar algumas semanas depois. Acontece o tempo todo."

O casamento temporário é vantajoso para os dois conseguirem alcançar os seus objetivos pessoais/profissionais. O que poderia dar errado? 

É pegar ou largar.

"Em condições normais, eu não casaria com você nem que fosse o último homem sobre a terra."

A capa desse livro e de "Perdida" sempre chamou minha atenção (o vestido + tênis sempre foi algo que amei) e já estavam na minha lista para ler há anos, mas nunca os escolhi para ler. Me arrependo de não ter começado antes. 

No início não gostei muito da Alicia, achei ela muito mimada. Ela tinha sido demitida do emprego que havia conseguido - porque o seu avô a obrigou a conseguir um - por sua falta de responsabilidade. Nunca chegava no horário, não trabalhava nem um dia inteiro e ainda inventava histórias para conseguir vender as peças da galeria. Já havia sido presas em confusões no mundo afora e a sensação que a gente tem é que ela é uma eterna adolescente, totalmente imatura. 

Alicia também tem um jeito doido que nos conquista, além de ser impulsiva e transparente, o que nos rende momentos divertidos com sua língua afiada. Vemos também que a fortuna não tinha importância e que ela não queria casar, muito menos faria isso por obrigação. 

"Eu não ligava para a fortuna. Nunca liguei para grana. Eu só queria meu avô de volta. Trocaria sem
pestanejar todo aquele dinheiro por mis um tempo com ele."

Ver Alicia encarar a sua nova realidade também é divertido. Ela achava que na empresa do avô iria para um cargo de chefia ou gerência, mas Alicia cai do cavalo ao perceber que começaria de baixo, como assistente de secretária, sendo tratada como qualquer funcionário da empresa e não como herdeira de tudo aquilo. Ela também anda de ônibus pela primeira vez, entende que precisa reduzir gasto e conhece um outro lado que a sua realidade anterior não permitia. E isso até ajudará ela no futuro, caso consiga sua herança  de volta, assim ela saberá as necessidades dos funcionários.

Apesar de ter visto tudo isso de forma divertida, só fui começar a achar o livro realmente interessante e gostar da leitura no capítulo onze, quando ela vai conhecer o seu candidato a marido e descobre que é Max e o acordo do casamento é feito. Inclusive, atitude totalmente ousada, não é?! Mas é impossível não torcer para que dê tudo certo!

Sobre os personagens, eles são bem construídos e a maioria são muito legais. Adorei conhecer a família de Max, principalmente o Marcus. A Mari que é bem presente na trama e ajuda Alicia nas maluquices, saídas e nos planos da amiga. Tem a Mazé, que é uma da empregadas mais antigas e muitos outros. 

"Amigas ficam ao seu lado nos momentos bons, mas apenas as melhores seguram sua mão nos momentos ruins."

Ah, o vô Narciso é bastante citado no livro e aparece às vezes em sonhos e em cartas escritas por ele e que são entregues a Alicia. Conseguimos entender o nível de relacionamento entre ele, o amor que um tinha pelo outro e é lindo de ver. 

Sobre o Max... É o homem dos meus sonhos e tenho certeza que será do seu também. Carinhoso, atencioso, romântico... Impossível não o desejar (queria que existisse fora da ficção...).

O livro é do gênero chick lit* e um clichê, mas ainda assim tem momentos que nos surpreende. É narrado em primeira pessoa, pela própria Alicia e é um livro leve, que me conquistou bastante. Tem humor, amizade, laços familiares, obstáculos para chegar até o seu final feliz, suspense e personagens que evoluem emocionalmente ao longo da história. 

Gostei bastante da escrita da autora, percebi que ela não diz detalhes sobre onde se passa a história (a gente sabe que se passa no Brasil) ou os cenários, o que não me faz querer pular trechos. Também não é aquele hot explícito, que foi o que mais gostei e por isso me agradou tanto (ainda estou na vibe de romances leves sem sexo explícito e personagens que não transam em todos os capítulos) e os capítulos não são tão longos (eu consigo perceber porque leio um capítulo antes de dormir e só leio mais durante o dia quando o livro tá MUITO bom). 

O livro ganhou uma adaptação pela HBO Max com a Camila Queiroz e Klebber Toledo nos papeis de Alicia e Max e foi isso que me chamou a atenção para ler. Eu adorei o trailer, adoro o casal de atores e adoro um bom filme brasileiro. Veja o trailer abaixo:



Caso não tenha a plataforma de streaming  e queira assistir o filme, vou deixar o link para assistir, é só clicar aqui.

Ainda não assisti o filme, mas já li o spin-off desse livro que se chama "Mentira Perfeita" e AMEI! Gostei mais do que gostei de Procura-se um marido. Em breve posto a resenha!

Já me considero fã dos livros da autora. 

E vocês? Já conheciam a autora? Já leu esse livro? Me conta nos comentários! 


*Chick Lit é um gênero literário dentro da ficção, cujas histórias normalmente são escritas por mulheres e retratam protagonistas mulheres — apesar de haverem exceções. São livros divertidos, muitas vezes com um lado cômico e uma personagem que precisará passar por obstáculos até chegar ao seu final feliz — que não necessariamente têm a ver com relacionamentos amorosos, mas que também podem retratar assuntos como trabalho, família, amizades, entre outros. 

Créditos: Renata Lustosa


Confira os outros livros da autora:

  

Série Perdida:





Postar um comentário

0 Comentários