Livro: Fazendo Meu Filme - A estreia de Fani (Livro 01) de Paula Pimenta (Sinopse + PDF + Resenha]

 


Sinopse

Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

“Sempre achei que os melhores filmes são aqueles que terminam e deixar no ar os futuros acontecimentos, para que possamos inventar por nós mesmos a continuação. Minha vida é assim. Não sei como serão meus próximos capítulos, mas posso imaginá-los e tentar vivê-los o mais fielmente possível ao roteiro que eu mesma vou criar.”

Sobre o livro

Título: Fazendo Meu Filme - A estreia de Fani
Autora: Paula Pimenta
Sequência:
  1. Fazendo Meu Filme - A estreia de Fani
  2. Fazendo Meu Filme - Fani na Terra da Rainha 
  3. Fazendo Meu Filme - O roteiro inesperado de Fani
  4. Fazendo Meu Filme - Fani em busca de um final feliz 
  5. Fazendo Meu Filme - Lado B 
Editora: Gutenberg
Gênero: Ficção; Young Adult 
Páginas: 336
Publicado em: 2008

Link para download, aqui



Resenha

"Fazendo Meu Filme" é uma série de quatro livros da autora Paula Pimenta, sendo o primeiro livro lançado em 2009 pela Editora Gutenberg. A série tem um livro extra em que Leo, o personagem mais amado das fãs, conta sua versão dos fatos até então narrados na perspectiva de Fani.

Fazendo Meu Filme conta a história de Estefânia, ou Fani - como gosta de ser chamada. Ela é uma típica adolescente mineira de 16 anos, que está cursando o segundo ano do Ensino Médio e uma coisa que ela AMA muito é filmes e cinema, inclusive ela tem uma coleção de DVDs. Ah, a Fani tem uma paixão platônica pelo seu professor de Biologia, o Marquinhos!

Assim como muitos adolescentes dessa idade, a Fani também tem seu grupo de amigos, mas ela tem dois melhores amigos: a Gabi e o Leo. Com a Gabi, elas vivem juntas as paixões, medos, amores, inseguranças, sonhos e confusões típicas da adolescência. E o Leo é um garoto da sua sala, que inclusive é apaixonado por ela, mas nunca percebeu - falta de aviso da Gabi é que não é. 

Falando mais sobre a Fani, ela é uma garota que não curte muito baladas - ao contrário de sua amiga Natália, é tímida, valoriza muito suas amizades e é extremamente responsável, por isso, por ter boas notas e pra satisfazer a vontade de sua mãe, ela faz uma prova para fazer um intercâmbio, mas ela achava que não iria passar. Só que para sua grande surpresa, ela foi aprovadíssima e em primeiro lugar. É aí que tudo muda na sua vida, ela precisa de decidir se muda ou não de país, e se for, terá que deixar sua vida simples, rotina, amigos e família para trás. Será que ela está pronta para uma mudança tão grande em sua vida?


Sempre fui doida para ler os livros da Paula Pimenta, mas não achava de jeito nenhum - livro nacional sempre é mais difícil -, mas acabei ganhando de presente de aniversário a coleção completa. Minha amiga ganhou o primeiro livro e depois ganhou outro novamente, então ela decidiu me dar um e comprou os outros livros da série usados - por ser mais em conta - e obvio que não ligo para isso, inclusive ela teve todo o cuidado de se certificar que estavam em bom estado de conservação e já fica a dica pra você também, caso queira algum livro específico mas está um pouco salgado (a Shopee é um bom lugar pra ver isso e o Skoob também tem uma maneira de trocar livros com outras pessoas). 

Sobre o livro, ele é nacional e a história se passa em Belo Horizonte (acho que quem é de lá deve amar ler um livro que se passa em sua cidade/estado) e foi lançado em 2009, então eu literalmente voltei no tempo, para a época que vendia mais DVDs e em que a gente conversava pelo MSN e fazia dedicatória no Orkut e gravava música em CD para ouvir. Para quem não é dessa época é uma descoberta, mas para quem é da época como eu vai amar relembrar.

Outra coisa bem legal que tem no livro é as frases de filmes que tem em cada capítulo. A Fani ama filmes, então tem uma lista enorme de vários livros que ela ama e eu fiquei encantada com essa lista porque não vi a maioria dos filmes e já quero assistir todos. Além disso, tem as conversas que a Fani trocava com os amigos através de email, MSN e bilhetes em sala de aula. 

A leitura é super fácil, agradável e tem personagens que nos cativa. Me identifiquei muito com a Fani em muitos momentos e sobre o jeitinho dela de ser.

O livro apesar de ser juvenil creio que agrada qualquer idade! Já estou lendo o segundo livro e também estou gostando.

Pra quem quer um livro leve, essa é uma boa indicação. Ah, o livro vai virar filme em breve e já tem até trailer, vou deixar logo abaixo:




Confira os outros livros da série:

 

Postar um comentário

0 Comentários