Livro: Fazendo Meu Filme - Fani na Terra da Rainha (Livro 02) de Paula Pimenta [Sinopse + PDF + Resenha]

 


Sinopse

O segundo volume do livro Fazendo meu filme apresenta as aventuras de Estefânia Castelino Belluz na terra da rainha. Sim, na Inglaterra! Longe do grande amor, ela passa por momentos de alegria, dor, saudade, tristeza e, mais do que isso, pode conhecer melhor a si mesma. Sem deixar de lado suas amigas inseparáveis e sua família, ela consegue, no outro continente, viver momentos cheios de suspense, revelações, aventuras, descobertas e emoções fortíssimas! Feliz, triste, preocupada, ansiosa, temerosa, otimista, insegura, cheia de si, apaixonada, desiludida, seja como estiver, Fani mostra a cada página deste livro que não é mais aquela menina tão frágil que muitas vezes se escondia por trás de sua timidez.
Mais do que a história de uma adolescente que se encoraja a fazer intercâmbio e morar fora por um ano, este livro fala de um grande e delicado amor. Em meio a uma avalanche de sentimentos e acontecimentos surpreendentes, ela consegue viver intensamente na Inglaterra, conhecendo pessoas que conquistam seu coração e sua amizade para toda a vida. Porém, o melhor filme de sua vida ainda está para ser contado, ou melhor, vivido.

Sobre o livro

Título: Fazendo Meu Filme - Fani na Terra da Rainha
Autora: Paula Pimenta
Sequência:
  1. Fazendo Meu Filme - A estreia de Fani
  2. Fazendo Meu Filme - Fani na Terra da Rainha 
  3. Fazendo Meu Filme - O roteiro inesperado de Fani
  4. Fazendo Meu Filme - Fani em busca de um final feliz 
  5. Fazendo Meu Filme - Lado B 
Editora: Gutenberg 
Gênero: Ficção; Young Adult 
Páginas: 328
Publicado em: 2009

Link para download, aqui


Resenha

"Fazendo Meu Filme - Fani na Terra da Rainha" é o segundo livro da série, lançado em 2009 pela Editora Gutenberg. 

No final do livro anterior vimos Fani se despedindo dos seus amigos, do Leo - com direito a beijão e tudo, FINALMENTE - e da sua família no aeroporto antes de partir rumo a Inglaterra. São vários sentimentos que ela sente ao mesmo tempo. Feliz por finamente ter revelado seus sentimentos ao Leo e ser recíproco; ansiosa por não saber o que a espera em Brighton; saudades da família, dos amigos, da sua casa e até da sua tartaruga... A cartomante falou para ela que sua viagem seria sofrida, mas não imaginou que seria tanto.

“Aquela voz fez com que eu sentisse exatamente o que não queria. Saudade. E saudade, eu descobri, não tem nada de romântico, como os poetas costumam descrever. Saudade é ruim, dói, sufoca, faz com que nada tenha graça e que a gente fique pensando na pessoa que a provocou o tempo todo.”

Fani mal havia chegado na Inglaterra e já queria voltar. Ela não conseguia se adaptar - apesar da família a receber muito bem e todos serem legais com ela -, teve dificuldades também com o inglês britânico, ela mal saia de casa para curtir a cidade e tinha saudade de tudo de BH e de todos, e ainda por cima com medo do que poderia acontecer se ela ficar um ano fora e o Léo sozinho no Brasil... 

Fani queria desistir do intercâmbio, que é o sonho da maioria dos adolescentes e jovens, mas sua família (sua mãe principalmente) não deixa que ela cancele a viagem, ainda mais que o motivo principal de querer voltar é o Leo, uma paixonite adolescente. Até que ela recebe uma notícia que a deixa abalada, mas logo ela dá  a volta por cima e decide não jogar fora a oportunidade do intercâmbio e quer aproveitar o máximo seu tempo lá. Então aos poucos ela vai se acostumando com a cidade, a família, inclusive faz novos amigos e até conhece um jovem brasileiro chamado Christian que quer conquistar o coração de Fani. 

"Parecia que eu tinha acabado de chegar à Inglaterra. E, ao mesmo tempo, era como se eu tivesse vivido a minha vida inteira ali."

Neste livro vamos perceber que aos poucos Fani vai amadurecendo. Ela é jovem, tem apenas dezesseis anos e ás vezes tem uns pensamentos meio exagerados que nos irrita, mas temos que ficar nos relembrando esse fato da idade dela e pensar que se estivéssemos no lugar dela pensaríamos ou agiríamos da mesma forma. 

É legal ver ela se entregando a essa oportunidade, aproveitando e se divertindo, encarando os desafios e amadurecendo. Os personagens novos também são bem construídos e a minha preferida é a Ana Elisa, uma brasileira que estuda na mesma escola de Fani e acaba virando a melhor amiga dela. 

"Parece que eu estou em um sonho. Não. Parece que eu estou num filme. Um filme sem legendas."

A Paula Pimenta manteve as mensagens trocadas por MSN e emails, e as listas de filmes e música. A autora descreve também sobre como é a cidade, o clima, os pontos turísticos em Londres e Brighton e parece que estamos lá também. 

O livro é pequeno, mas não sei dizer se a leitura é rápida porque eu tenho o livro físico e só li quando saía de casa, no transporte público, para me distrair, então não li consecutivamente. 


O ano passa mais rápido do que ela imagina e logo já está arrumando as malas para voltar ao Brasil. Como será que foi esse intercâmbio? Como foi manter o relacionamento com as amigas em um fuso horário diferente? Como foi passar seu aniversário de 17 anos longe da família? E agora, será que sua vida em Belo Horizonte continuará igual quando ela partiu? Será que um ano não é tempo demais? Terá espaço para Fani ainda na vida de seus amigos, sua família, na vida de Leo?

Isso e muito mais você encontra no segundo volume de Fazendo Meu Filme. 

" Tinha sido um longo filme. E agora é que meu final feliz iria começar..."


 Confira os outros livros da série:


Postar um comentário

0 Comentários