Livro: It - A coisa, de Stephen King [Resenha + Arquivos]


Sinopse 

Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança... e do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois  A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.
Sobre o livro 

Título: It, A Coisa
Título original: It
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Gênero: Terror; suspense; drama; mistério
Publicado em: 2001/ 2017
Páginas: 1104
Link para download clique aqui


Drive

Resenha 


It (tradução: A coisa) é um livro de gênero de terror e uma das obras mais conhecidas do autor Stephen King, cujo seus livros são destaque na literatura de terror/horror. Esse livro foi publicado pela primeira em 1986 e teve outras edições em 2001 e outra em 2017. Foi também o primeiro livro do autor que li e não, você não leu errado sobre a quantidade de páginas...

A história começa em 1958, em Derry, uma cidadezinha do Maine, onde uma onda de violência e assassinatos deixa um rastro de sangue e os moradores da cidade assustados. Em uma dia chuvoso, o irmão de Bill saiu para brincar com um barquinho de papel e não voltou mais. A coisa o pegou. Seria apenas o início de um novo ciclo de assassinatos em Derry. Bill quer descobrir o que realmente aconteceu com George e um dos motivos que levam Bill a liderar o Clube dos Otários (nome irônico que os sete amigos escolheram para seu grupo).


E um balão? Tenho vermelho e verde e amarelo e azul…
— Eles flutuam?
— Flutuam? — O sorriso do palhaço se alargou. — Ah, sim, claro que sim. Flutuam!
[…]
— Eles flutuam — rosnou a coisa —, eles flutuam, Georgie, e quando você estiver aqui embaixo comigo, também vai flutuar.
Resultado de imagem para george it a coisa

Esse grupo de amigos compartilham o rótulo de losers, cada um excluído por algum motivo: Bill é gago; Richie usa óculos e não mede as consequências de suas tiradas sarcásticas; Ben é gordo; Eddie é hipocondríaco e tem um mãe super protetora (ao extremo); Stan é judeu; Mike é negro e Beverly, única garota do grupo, tem um pai extremamente violento e possessivo. Mas o que os uniu de verdade e de forma definitiva foram suas experiências pessoais com a Coisa que habita Derry.

Esse monstro, uma Coisa indefinível, pode assumir a forma do seu maior medo e usá-lo contra você. Geralmente aparece na forma de uma palhaço para atrair suas presas preferidas: criança. A criatura ainda pode ler a mente de suas vítimas. É dessa forma, então, que o autor vai explorando o psicológico de cada um dos personagens, e isso tem mais importância na trama do que o terror propriamente dito, uma vez que podemos perceber como dramas familiares podem ser representados na forma de monstros na imaginação de uma criança e quais seus reflexos na vida adulta.

O clube dos Perdedores investiga o passado da cidade e se depara com a assustadora criatura chamada de It, que aparece na forma de um palhaço chamado Pennyswise, o palhaço dançarino. Enquanto lutavam para escapar das tentativas de Pennywise para matá-los (e comê-los) um a um, ao mesmo tempo em que tinham de lidar com a vida cotidiana na cidade (que incluía fugir do grupo de valentões perigosos da escola que aparentemente tinha como função na terra importunar os sete amigos). Então, eles enfrentam A Coisa, mas não conseguem vencê-lo totalmente. O grupo então faz uma promessa de sangue: Enfrentar e destruir a coisa, caso um dia ela retorne.

Resultado de imagem para losers it

Quase trinta anos depois  A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Os sete amigos já não são mais crianças de onze anos - todos são adultos, alguns casados e muito bem sucedidos em suas carreiras, todos saíram de Derry, todos esqueceram os acontecimentos traumatizantes que viveram em 1958, exceto Mike. Mike ficou e dedicou sua vida a esperar o retorno de Pennywise para convocar o Clube dos Otários a cumprir sua promessa e parar A Coisa definitivamente.

Mike percebe que um novo ciclo de violência da Coisa se iniciou quando os desaparecimentos e assassinatos brutais, quase sempre de crianças, recomeçam. Ele tem acompanhado a trajetória de seus seis amigos ao longo desses 27 anos de inatividade de Pennywise e, ao ter certeza de sua volta, imediatamente faz contato com todos para lembrá-los da promessa de tanto tempo atrás. A maioria não recorda de muita coisa, as memórias vão surgindo aos poucos, mas o sentimento de imediatismo em voltar a Derry e reunir os sete amigos é imperativo em todos, exceto em Stan. Ele foi o único que lembrou de uma vez só tudo o que aconteceu em 1958 e a retomada desse conhecimento foi demais para ele. Stan se suicida logo após a ligação de Mike e para os seis amigos restantes fica a missão de reatar laços, relembrar tudo o que enfrentaram e matar A Coisa.

Outro ponto que torna a história interessante é que ela se alterna entre 1958, quando os personagens ainda eram pequenos, e 1985, quando eles já estão adultos e com mentalidades totalmente diferentes. Alguns detalhes do que houve na infância deles, só sabemos quando eles já adultos passarem por uma situação parecida. Isso faz com que a história tenha apenas um clímax, dividido nos dois momentos diferentes. Por exemplo, apesar de a luta final acontecer duas vezes em anos diferentes, acompanhamos as duas ao mesmo tempo. Ele também trabalha vários pontos de vista, nos ajudando a conhecer melhor cada personagem e uma visão mais completa dos mistérios da cidade de Derry.

O livro tem duas adaptações. A série de TV foi em 1990, posteriormente convertida em um telefilme., chamada It - Uma Obra-Prima do Medo. E também uma adaptação para um filme chamada It: A Coisa e foi dividido em duas partes, a primeira esterou e m 2017; e a segunda em 2019. Veja o trailer da parte 1 abaixo:



Ah, preciso ressaltar, o livro pode ter muitos gatilhos para quem tem problemas com assuntos como violência contra a mulher, estupro e assédios. As cenas de espancamento e abuso são relatadas detalhadamente. 

Uma dica é: leia o livro sem esperar terror, e sim uma fantasia. Assim, você vai submergir para um universo jamais visto no gênero. Quanto a quantidade, as 1.104 páginas fluem de forma fácil. Não se preocupe com isso. 

Para encerrar, a mensagem principal de It – A Coisa é expressa pelo próprio King em uma dedicatória aos filhos, logo nas primeiras páginas: “a ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bem simples: a magia existe”.

E quando decidir chegar em Derry, Pennywise te espera no fundo de um bueiro para lhe oferecer um singelo balão de gás, afinal, lá embaixo todos nós flutuamos.

Leia também:

Livros na telona: Diferenças de It: Capítulo 1 e o livro

Livros na Telona: Diferenças de It: Capítulo 2 e o livro













Postar um comentário

9 Comentários

  1. O que o filme faz com louvor é trabalhar a relação das crianças entre si, e todos seus medos. O gênero de terror nunca foi um dos meus preferidos, porém devo reconhecer que It A Coisa, foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir
  2. Amei o filme quero que saia logo o 2. #vemfilmeit,acoisa2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com grandes expectativas, pelo trailer do capitulo 2, ta igual ao livro, parece que vai ser muito bom!

      Excluir
  3. Respostas
    1. MIL PERDÕES! Exclui seu comentário sem querer, por sorte eu tinha lido o que tinha dito: sua dúvida era que o livro em PDF é d 1000 páginas e nas informações é 1004, mas não se preocupe, o livro em PDF está completo 😉

      Excluir

O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!

Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!