Livro: Tudo e todas as coisas, de Nicola Yoon [Sinopse + Resenha + PDF]

Resultado de imagem para tudo e todas as coisas capa
Sinopse 

Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.

 “A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são ­minha mãe e minha enfermeira, Carla.

Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente ­da ­casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.


Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E­ é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.”

Sobre o livro 

Título: Tudo e todas as coisas
Título original: Everything, everything
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Gênero: Drama; romance
Páginas: 280
Publicado em: 2017
Link para download, aqui


Drive
Resenha

Imagine você passar ano após anos sem sair de casa. Você não pode sair com amigos, não pode ir a festas e nem a escola, muito menos pode ir no quintal de casa. Imaginou? Pois essa é a vida de Madeline Whittier há 17 anos.

Maddy quando era um bebê teve uma crise respiratória e foi diagnosticada com SCID, uma doença que faz com que sua imunidade seja quase inexistente. Isso significa que qualquer coisa, desde um alimento ou até o ar poluído, pode desencadear uma série de doenças e matá-la. Prezando pela sua saúde, Maddy vive assim, compartilhando apenas da companhia da mãe, que também é médica e também da enfermeira Carla e em meio a aulas de arquitetura online, noite de jogos com sua mãe e livros (muitoooooos livros). 
“Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. (…) Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.”
Porém, um dia, quando Maddy observa pela janela do seu quarto, uma movimentação na casa vizinha e vê um caminhão de mudança parado. Uma família acaba de se mudar e, com ela, Olly, o garoto que mudará o modo com que Maddie verá a vida. Os dois passam a se comunicar trocando olhares pela janela e mensagens pelo celular. Pouco a pouco, vamos conhecendo a vida desse menino que vive em meio aos dramas familiares, sobretudo, por ter um pai problemático e abusivo.

O único problema é que conversar por e-mail não é suficiente e nunca vai ser. Decidida a viver pelo menos uma vez, Madeline resolve quebrar várias regras e lutar contra as limitações causadas pela sua doença. Mas, o que ela não sabe é que ao decidir viver vai colocar muito mais do que a sua vida em risco.
"Talvez seja a culpa por estar sendo egoísta, por querer estar com o Olly até mesmo agora. A cada momento que eu passo com ele, aprendo algo novo. Eu me torno uma pessoa nova."
Tudo e todas as coisas é o livro de estréia da autora Nicola Yoon, que foi publicado aqui no Brasil pela editora Arqueiro. É um young adult bem escrito, de leitura leve, a narrativa é cativante. O livro é narrado em primeira pessoa e tem algumas coisas interessantes (leia e descubra) que nos faz conhecer mais um pouco da Maddy, seus interesses, curiosidades e como ela se sente em relação às suas limitações e seus sentimentos que foram descobertos depois de Olly. A história leva o leitor a redescobrir o mundo junto com Maddie que, com a ajuda de Carla e Olly, vivencia coisas que antes só conhecia por meio dos inúmeros livros que lia.

O sucesso do livro foi tanto que a história teve uma adaptação para filme estreada em junho de 2017.  Maddy é interpretada pela atriz Amandla Stenberg que fez "Jogos Vorazes" e "O odio que você semeia" e o Olly é interpretado pelo Nick Robinson que fez "Com amor, Simon" e "A 5ª onda". Então, vale a pena conferir essa história!


Confira outros livros do autora:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Desde meu primeiro contato com a sinopse algo já pipocou na minha mente como um possível desfecho e depois de tanto postergar e finalmente ler o livro, vi que o que eu esperava era realmente o que aconteceu. Porém, isso não estragou o livro pra mim. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos melhores filmes drama , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu a mesma coisa comigo, mas eu assisti o filme primeiro e depois li o livro, então no meu caso foi com o filme. Mas realmente não estragou. Nunca li esse livro e nem vi o filme, mas irei procurar. Obrigada pela dica ;)

      Excluir

O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!

Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!