Livro: A empregada de Freida McFadden [Resenha + PDF]

 

Sinopse

Todos os dias, Millie limpa a casa de Nina e Andrew Winchester de cima a baixo. Pega a filha deles na escola. Prepara refeições deliciosas para a família toda antes de poder se recolher e enfim comer o próprio jantar, sozinha em seu quarto minúsculo e claustrofóbico no sótão.

Quando Nina passa a sujar todos os cômodos de propósito só para assisti-la limpar, Millie tenta não perder a cabeça. Quando ela conta mentiras perturbadoras sobre a própria filha e tortura psicologicamente o marido, que parece mais e mais fragilizado, Millie tenta ignorar.

Afinal, com seu passado problemático, ela tem mais é que agradecer por ter conseguido esse emprego.

No entanto, ao olhar bem dentro dos lindos e doces olhos de Andrew e ver o sofrimento contido neles, Millie não consegue deixar de imaginar como seria ter a vida de Nina. O closet cheio de roupas, o carro elegante, o marido perfeito. 

Logo os Winchesters vão descobrir que não fazem a menor ideia de quem Millie é de verdade. Nem do que ela é capaz de fazer...
Sobre  o livro

Título: A empregada
Título original: The housemaid 
Autora: Freida McFadden 
Editora: Arqueiro
Gênero: Suspense psicológico, policial, ficção
Páginas: 304
Publicado em: 2023
Classificação indicativa: +18 anos
Gatilhos/Avisos de Conteúdo: violência doméstica, tortura, abuso físico e emocional, relacionamento tóxico (amizade e amoroso), manipulação, confinamento, assassinato, transtorno mental, abuso de menor, Infertilidade, bullying, abandono, body shaming, gordofobia, automutilação, misoginia, estupro, sexismo, elitismo, uso de drogas, suicídio, assédio sexual, distúrbios alimentares e ataques de pânico




Resenha


"A empregada" é um livro da autora Freida McFadden. Ela é uma médica especializada em lesões cerebrais que já escreveu mais de 20 livros, entre suspenses psicológicos e romances médicos (confesso que já fiquei curiosa). 

O livro começa já nos mostrando o final (e nem estou brincando). Há muitos policias na residência e um cadáver no sótão. A pessoa que está narrando é interrogada e conta que encontrou o corpo uma hora atrás porque ouviu um barulho. Isso é tudo o que sabe. 

Algo de errado aconteceu nessa casa. Agora, precisamos saber o que aconteceu.

A partir do primeiro capítulo, voltamos no tempo, exatamente três meses antes do ocorrido, e conhecemos Millie Calloway uma jovem com um passado problemático e misterioso. Ela saiu recentemente da cadeia após passar dez anos presa e ainda não conseguiu se estabilizar. Millie foi demitida há pouco tempo do seu emprego de garçonete e foi despejada do lugar onde vivia, por isso está morando no seu carro há um mês. Ela precisa desesperadamente encontrar um novo emprego e apesar de se candidatar em mil vagas, a resposta é sempre "essa vaga já foi preenchida" ou similares, mas é sempre um não.

Até que ela consegue uma entrevista de emprego com Nina Winchester.

Millie então decide camuflar um pouco a sua beleza para que Nina não se sinta ameaçada, por ela ser mais nova e para que ela não a ache bonita o suficiente para encantar o seu marido. Então ela vai para a entrevista bem vestida, com uma saia comprida de lã e uma blusa branca com mangas bufantes, os cabelos presos em um coque e até usa óculos com armação de tartaruga - mesmo que não precise usar. Ao falar, escolhia as palavra com cuidado e fez de tudo para que Nina gostasse dela, nem que pra isso ela contasse uma mentirinha ou outra. 

O emprego era bom, só teria que cuidar da casa, cozinhar e cuidar de Cecelia, a filha de nove anos de Nina. O salário era muito bom e além disso, se fosse contratada, moraria na residência dos Winchester, o que seria perfeito para ela, já que se a agente da condicional descobrisse que ela está morando em seu carro e ainda desempregada, não seria nada bom para ela. 

Nina parece ter gostado da entrevista e fica de dar um retorno em breve sobre a vaga. Millie não se sente muito confiante de que vai conseguir o emprego, mas fica um pouco feliz de pelo menos ter tido a oportunidade de ir lá. O tempo passa e Millie não obtém resposta, tanto que nem acredita mais. Ela também recebe respostas de outras vaga, mas nada positivo. Porém, tudo muda quando ela recebe uma ligação de Nina pedindo que ocupe a vaga e volte à residência o mais rápido possível. 

Quando Millie chega a residência, ela leva um susto. O lugar estava totalmente diferente da última vez que esteve ali. A verdade é que parecia um chiqueiro, com roupas e lixos espalhados por toda a sala de estar. Na mesa de jantar tinha os restos da refeição da noite anterior. Onde estava o lugar que de tão limpo dava até para comer no chão? 

Mas isso era o de menos. Ela estava ansiosa para pegar no pesado e fazer um trabalho bom e honesto. 

A primeira coisa que ela faz depois de chegar lá, foi colocar suas mochilas no seu novo quarto minúsculo e claustrofóbico que fica em um sótão meio sinistro, mas ainda assim era melhor que o banco de trás do seu carro. Tinha uma cama dobrável e uma minigeladeira e um armário que tinha um balde dentro. Mas tinha algo que incomodava Millie naquele ambiente e era aquela janela que não abria e a porta que só trancava por fora. Olhando bem, o quarto parecia mais um cativeiro, mas ela só estava sendo paranoica. Esse trabalho é uma bênção, ela vai fazer dar certo, não importa o que aconteça

Logo ela se acostuma com a sua rotina trabalhando para os Winchester, limpando a casa de cima a baixo, buscando Cecelia na escola, cozinhando refeições deliciosas para a família e depois ela volta para comer o seu próprio jantar, sozinha, em seu quarto minúsculo no sótão. 

Com o passar do tempo, Millie percebe coisas anormais nesse lar, e Nina, que parecia ser a patroa dos sonhos, logo começou a fazer da sua vida um verdadeiro inferno. Ela também parecia ter dupla personalidade, ia de oito a oitenta muito rápido. Nina passou a deixar a casa cada vez mais suja e a inventar mentiras. Fora que ela destratava Andrew, seu marido, que parecia não se importar e se mostrava cada vez mais apaixonado por sua esposa. A filha era outra que também a perturbava, Cecelia era uma criança mimada e cheia de vontades, mas nada disso iria fazer com que Millie desistisse. Ela já tinha enfrentado coisas piores e não iria reclamar de nada e muito menos iria deixar eles descobrirem o seu passado.

Ela iria guardar o seu segredo muito bem guardado. Eles não sabem do que ela era capaz. 


Estava ansiosa para falar sobre esse livro. A sinopse promete que a história vai "surpreender até os leitores de suspense mais calejados" e realmente, surpreende mesmo, posso até dizer que me deixou com um traumazinho de leve, de leve hahaha. Infelizmente não posso falar muito sobre isso, mas posso dizer que até hoje quando passo a mão no cabelo e saí um fio de cabelo, eu lembro de uma cena bem específica. 

Coloquei lá em cima, mas vale lembrar novamente sobre os gatilhos e avisos de conteúdo que tem esse livro: violência doméstica, tortura, abuso físico e emocional, relacionamento tóxico (amizade e amoroso), manipulação, confinamento, assassinato, transtorno mental, abuso de menor, Infertilidade, bullying, abandono, body shaming, gordofobia, automutilação, misoginia, estupro, sexismo, elitismo, uso de drogas, suicídio, assédio sexual, distúrbios alimentares e ataques de pânico.

O livro é dividido em três partes, tem mais de um ponto de vista na história, os capítulos são pequeno e terminam de uma forma bem instigante, que te faz querer ler o próximo logo em seguida e descobrir o que vai acontecer. A escrita da autora é muito envolvente e a leitura satisfatória. A medida que vamos lendo, vamos ficando cada vez mais tenso.

Sobre surpreender, confesso que nunca vi nada disso em um livro e olha que já li muitos livros do gênero. Mas isso vai depender de cada leitor, pode ser que você não fique tão surpreso. Para quem nunca leu livros do gênero, é uma boa opção para começar porque ele prende a atenção e a autora soube fazer as reviravoltas muito bem. 

Sobre os personagens, eles são bem desenvolvidos e contribuem para o desenvolvimento da trama. 

A Nina é uma esposa e mãe perfeita, mas a medida que vamos lendo, vamos achando ela insuportável, com uma personalidade totalmente manipuladora. Ás vezes ela dizia uma coisa a Millie e depois dizia outra totalmente diferente, que até eu duvidada de mim, ficava me questionando se não tinha lido errado e ia conferir, mas era ela nos manipulando. Nina também esconde muitooos segredos, não é só a Millie não. 

O Andrew é aquele marido que ama a esposa incondicionalmente, apesar dela parecer bem diferente desde que se casaram e muito desleixada. Ele não é o pai biológico da Cece, quando ele conheceu a Nina, a Cece veio junto no pacote e ele cria como se fosse a filha dele de sangue. Seu sonho é ter um filho dele com Nina. Ele é lindo, atraente, trabalhador, sempre muito educado e chama a atenção de Millie. Ela ficou presa por anos, sem ter contato amoroso com ninguém por todos esses anos e muito menos agora que saiu da cadeia, então era impossível ela não desejá-lo. Mas é só isso que ele pode ser, apenas um sonho, já que ele é o seu patrão também e ele jamais iria se apaixonar por ela. 

A Cece é uma criança insuportável e super mimada pela mãe. Tem tudo o que quer, na hora que quer e da forma que quer. Faz o que tiver vontade. Outro personagem que também aparece na história é o jardineiro contratado por Nina, chamado Enzo. Ele é italiano, não fala muito bem o idioma e também chama muito a atenção de Millie, aliás, não só dela, mas de todas as mulheres que o conhecem. Ele é um verdadeiro pedaço de mau caminho, muito atraente com aquele braços fortes e por alguma razão está sempre no jardim dos Winchester. 

Outra personagem que aparece uma vez ou outra e citam ela bastante é a mãe de Andrew. Outra insuportável, totalmente diferente do filho. E posso dizer que ela fala uma coisa bem interessante no final, que faz a cabeça da gente explodir de leve. 

É inevitável mudarmos de opinião durante a leitura, porque são narradores diferentes e cada um tem o seu lado na história. A segunda parte do livro é a mais impactante, então se prepare. E você vai criar várias teorias no decorrer da história. Eu só desconfiei que tinha algo muito errado porque tudo vai ficando tudo muito bom para ser verdade, e meu santo logo desconfia haha. O livro merece o hype e cinco estrelas!

Postar um comentário

0 Comentários