- O Chamado do Cuco
- O Bicho-da-Seda
- Vocação para o Mal
- Branco Letal
Editora: Rocco
Gênero: Policial, ficção
Páginas: 488
Publicado em: 2013
Link para download aqui
O Chamado do Cuco é o primeiro livro da série envolvendo o detetive Cormoran Strike. O autor é Robert Galbraith, que é um pseudônimo utilizado pela autora J.K. Rowling (sim, a autora de Harry Potter). Para quem não sabe, pseudônimo é um nome fictício usado como alternativa ao seu nome real.
O livro aqui no Brasil foi publicado pela editora Rocco, que é responsável por publicar as obras dela aqui.
Neste romance policial, conhecemos o caso da morte da modelo Lula Landry - os amigos a chamam de Cuco - que despencou da sacada do apartamento onde morava em Mayfair, Londres. A polícia que investiga o caso considera como suicídio, mas o irmão de Coco, John Bristow, insiste em dizer que não. Coco era uma jovem bonita, rica, bem-sucedida em sua carreira no mundo da moda e ela não teria motivos para tirar a própria vida.
Após a investigação, a polícia concluiu que se tratava de um suicídio, já que não havia ninguém com ela no imóvel e o histórico médico dela incluía dependência de drogas na adolescência e um diagnóstico de transtorno bipolar.
Inconformado com a conclusão, John decide investigar o caso de sua irmã por contra própria e recorre ao detetive particular Cormoran Strike, que havia sido amigo de infância de seu irmão Charlie, que morreu aos 9 anos em um acidente. O cliente vem em uma bora hora para o veterano de guerra Strike - inclusive, ele perdeu sua perna em uma mina no Afeganistão -, que no momento está enfrentando alguns problemas na sua vida pessoal e profissional. Strike está cheio de dívidas, está morando no seu escritório desde que rompeu com a sua noiva Charlotte e não sabia como se sustentar.
Pouco antes de Bristow chegar, uma outra pessoa surge na vida de Strike. Ela se chama Robin Ellacott, uma jovem que foi indicada por uma agência de serviços temporários para trabalhar como secretária. Robin acabou de se mudar do interior para Londres e também ficou noiva do seu namorado da época do colégio - enquanto a dela está no entrando no eixo, a do Cormoran está por água abaixo... -, tudo está se encaminhando perfeitamente, e a possibilidade dela trabalhar em um escritório de detetive particular é como se estivesse realizando um sonho.
Robin é a melhor secretária que Strike já teve. Ela é eficiente, esperta, curiosa, além de ser prestativa. É alguém com quem ele possa contar. Aos poucos, a relação deles evolui e acaba surgindo uma amizade e carinho. E apesar dele ter seus problemas e ser um cara fechado, ele trata Robin como igual e até a inclui nas suas investigações, está disposto a ouvir a sua opinião sobre o caso e ela o ajuda a montar o quebra-cabeça que é a morte de Lula Landry.
Você pode pensar que conhece detetives, mas você nunca conheceu um como Strike. Você pode pensar que conhece ricos e famosos, mas você nunca os viu sob uma investigação como essa.
Bom, vamos lá!
Se você não sabe, eu li toda a saga Harry Potter e amo de paixão. A autora já lançou outros livros sem ser da saga, como por exemplo Morte Súbita, que eu tentei e odiei. Meus dois amigos que leram o livro todo tem a mesma opinião. Ela também tem outros livros mas não me arrisco.
Mas os livros lançados pelo pseudônimo de Robert Galbraith, É COISA DE OUTRO NÍVEL!
E falando sobre isso, o autor Robert foi apresentado pela editora como um ex-militar da Polícia Real, mas não demorou muito para que a impressa britânica revelasse a identidade da J.K. Acho que ela queria lançar algo sem as pessoas terem a expectativa que era algo relacionado ao mundo de HP, então por isso creio que ela fez isso.
Quem lê minhas resenhas sabe que eu gosto mesmo de um bom suspense policial, e eu me apaixonei de cara pela série do Cameron Strike. Podem confiar.
A série Cameron Strike tem 4 livros - não sei se vai ter mais -, é narrado em terceira pessoa e também tem uma série de televisão britânica, que foi produzida pela BBC One e distribuída pela HBO. No formato do seriado, a primeira temporada é baseada nos três livros. Já a segunda temporada de 4 episódios é baseado no último livro - ou seja, o livro 04. Não assisti, mas pretendo ver futuramente - que Deus me lembre!
Ah, como eu disse acima, o Strike perdeu a perna no Afeganistão e é muito raro - pelo menos pra mim é - encontrar livros que o personagem tenha algum tipo de deficiência - além do Strike, só consigo me recordar do Will de Como eu era antes de você - e na história mostra um pouquinho sobre suas dificuldades e dores que tem com sua perna mecânica.
Lembro desse livro até hoje - li em 2015, época boa em que eu lia bastante, pena que não volta... - e olha que minha memória é terrível. JURO!
Pra finalizar, envolvido em uma teia que mistura poder, traição, inveja e segredos sombrios, Strike coloca a vida em risco na busca pela verdade. O Chamado do Cuco tem um desfecho surpreendente.
Crédito: Editora Rocco / Wikipédia
Confira os outros livros da série:
0 Comentários
O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!
Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!