Livro: Clube da Luta de Chuck Palahniuk [Sinopse + PDF + Resenha]

 


Sinopse


Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, Clube da luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas ele não faz ideia das consequências que sua criação trará para sua vida e a de todos ao seu redor. Adaptado para o cinema em 1999 por David Fincher, Clube da luta completou 20 anos recentemente, conquistando novos e apaixonados leitores.

Sobre o livro

Título: Clube da luta
Título original: Fight Club
Autora: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa
Gênero: Drama, thriller
Páginas: 272
Publicado em: 1996
Link para download aqui

Resenha

Clube da Luta é considerado um clássico moderno. Escrito por Chuck Palahniuk, foi publicado em 1996 e vem sendo publicado aqui no Brasil desde 2012 pela editora Leya. 

A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta. A segunda regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.

É, vamos ter que quebrar mais de uma regra então... 

A história começa com dois personagens, o protagonista que não tem nome - apelidado pelos amantes da obra de "Narrador'' ou ''O Narrador'' - que nos conta a história e Tyler Durden - seu melhor amigo ou ex melhor amigo. Os dois estão no alto do edifício Parker-Morris que não estará mais ali em 10 minutos. O Narrador tem uma arma enfiada na boca e enquanto os dois tentam se acertar, esperam que os explosivos que foram colocados no prédio sejam ativados. 

É naquele momento que conhecemos o que aconteceu antes entre os dois e como eles chegaram até ali. 

O Narrador é um homem normal. Tem um bom emprego, mora em um apartamento de luxo e vive viajando a trabalho. Mas é uma pessoa infeliz. Ele vem sofrendo de uma insônia severa e passa a frequentar grupos de autoajuda/grupos de apoio para pessoas com doenças que ele não tem para encontrar um pouco de bem estar. Câncer de Pulmão, parasitas no cérebro, câncer de testículo e por aí  vai. Nas reuniões é o único lugar onde ele se sente bem, chora, esvazia sua dor e finalmente consegue dormir. 

''O meu médico disse que, se eu queria ver sofrimento de verdade, devia aparecer na igreja da Primeira Eucarisitia em uma terça â noite. Ver os parasitas cerebrais, as doenças degenerativas dos ossos, as disfunções orgânicas. Ver as pessoas com câncer se superando.''

E então aparece Marla Singer, frequentando todos os grupos que o Narrador vai, e assim como ele, Marla não tem doença alguma. Sua presença passa a incomodá-lo e então ele não consegue chorar mais e nem se sentir bem com ela o observando, e assim sua insônia volta com tudo... Após brigarem, ele e Marla passam a dividir os grupos de apoio para que dê certo para os dois. 

E então ele conhece Tyler Durden - um homem ousado e insano - em um momento estranho de sua vida.

Após o apartamento do Narrador explodir, ele procura Tyler já que ele não tem onde morar e os dois vão para um bar. Após saírem, Tyler pede que o Narrador lhe dê um soco, pois nunca havia brigado antes. E assim surge a ideia do Clube da Luta, que tem como finalidade colocar dois homens para lutar e extravasar sua raiva e problemas. Sem apostas. Só lutar. O clube acaba ajudado o narrador e ele passa a não ir mais aos encontros de apoio. 

O Clube da Luta cresce e se torna algo incontrolável. Tyler cria o Projeto Desordem e Destruição, que nada mais é uma gangue que tem como objetivo espalhar o caos e a anarquia, e o Narrador tem que descobrir como acabar com isso, mas acaba descobrindo algo que mudará todo o seu plano. 


Esse livro é narrado em primeira pessoa e não possui índice. Tem 30 capítulos, possui um posfácio e não é indicado para menores de 18 anos. O livro ganho uma adaptação para os cinemas em 1999 e conta com Brad Pitt sendo Tyler, Edward Norton como o Narrador e a Helena Bonham Carter como a Marla. Veja o trailer abaixo:

Assisti o filme primeiro e depois descobri que tinha o livro. Acabei achando o livro por R$10,00 e comprei, e gostei mais do filme do que do livro - coisa rara de acontecer. 

O inicio e o fim dos livros são bem diferentes. O inicio do livro na verdade é uma parte do fim do filme. O filme começa nos apresentando o protagonista. E sobre o fim, nos dois são bem diferentes mas não posso contar por conta de ser spoiler. Tem outras pequenas diferenças mas foi bem fiel, viu? Fui lendo e me lembrando das cenas do filme na cabeça. 

Esse livro é bom ser lido em um lugar silencioso e com toda a sua atenção porque é muito fácil se perder. O tema abordado é sobre o consumismo e tem várias reflexões profundas da nossa sociedade e a da forma como vivemos.

Postar um comentário

0 Comentários