Sinopse
Título Original: Bitter End
Autor: Jennifer Brown
Editora: Editora Gutenberg
Gênero: Ficção Juvenil
Páginas: 256
Publicado em: 2015
Link para download, aqui
Mais uma leitura obrigatória da Jennifer Brown!
Amor Amargo é o segundo livro que a autora escreve e foi lançado em 2011, e aqui no Brasil em 2015 (exatamente no dia do meu aniversário, 15 de março). O livro de estreia da autora é A Lista do Ódio (conhecido também como A Lista Negra) e inclusive tem aqui no blog e super recomendo.
Alex está no seu último ano no colégio. Ela e seus melhores amigos, Bethany e Zach, desde crianças planejam fazer uma viagem que farão após a formatura. Além de querer celebrar esse momento, estarem juntos e se divertirem, tem um motivo significativo para Alex.
A mãe de Alex, antes de abandonar a família e morrer em um trágico e grave acidente de carro, estava indo para o Colorado, e ela só tinha apenas 8 anos quando isso aconteceu. Alex quer muito fazer essa viagem para descobrir o que tinha lá para fazer sua mãe deixar o marido e as três filhas para trás.
Depois da morte da esposa, o pai de Alex se distanciou, inclusive das filhas e é por isso que não tem u bom relacionamento com ele. Como toda criança que perde a mãe ou o pai, Alex quis sempre saber mais sobre ela, mas o pai não falava muito sobre o assunto. Ela também evita as irmãs, que parecem que não sentem a falta da mãe da mesma forma que ela sente.
Alex é uma garota inteligente e leva uma vida comum. Vai ao colégio, dá aulas de reforço, além disso escreve poesias e trabalha em um restaurante para juntar dinheiro para a viagem e conta com o apoio dos seus amigos, que para ela é como se fossem seus irmãos. Tudo estava indo bem e falta apenas alguns meses para a viagem que eles tanto sonham se realizar. Mas TUDO muda com a chegada de Cole.
Cole é um aluno novo, que foi transferido de outra escola e precisa de ajuda nas aulas de inglês para e manter no time de basquete, e por isso Alex foi destinada a ajuda-lo. Ele é tudo o que Alex sonhou e a atrai em um rapaz. Ele é bonito, engraçado, gosta de poema como ela. Cole é super gentil com ela e a medida que eles vão se aproximando, ele vai demonstrando um grande interesse nela. Alex se sente a vontade em se abrir e compartilhar com ele sobre a perda da mãe e como a afetou e ele a entende pois ele também tem uma família ausente. Ela foi se apaixonando e quando se deu conta, a amizade progrediu para um romance bonito... E ela já estava totalmente entregue a esse amor. O problema é que esse romance bonito, esse relacionamento que parece tão perfeito e um sonho se realizando, vai mudar e marcar a vida de Alex.
Uma coisa que eu preciso dizer sobre a autora é que os livros dela te marcar pra vida toda. Eu li o primeiro dela ANOS atrás e até hoje eu lembro de muita coisa, muita coisa mesmo e olha que eu sou péssima de memória depois que leio e com esse livro não é diferente. Li ano passado e enquanto escrevia a resenha, eu fui lembrando das sensações durante a leitura.
Marca de verdade e isso é bom, porque ela aborda temas MUITO necessários - são considerados tabus - e que não são muito abordados em livros e nos faz refletir.
Neste livro a autora aborda - e com detalhes - sobre relacionamento abusivo. Como no início é tudo um mar de rosas e em como se transforma em abuso. Creio que a autora conseguiu passar todos os sentimentos que a pessoa que sofre em um relacionamento abusivo sente e passa. Como a pessoa vai mudando e você não percebe que aquilo realmente não é normal. Como a pessoa te bate e depois vem pedindo perdão e diz a frase "nunca mais vou fazer isso" e depois o depois vim e as coisas só pioram. Como a pessoa não consegue sair desse relacionamento, o medo, a dor, o sentimento por aquela pessoa que já não é a mesma.
Eu não vou falar mais sobre isso com os personagens porque eu quero que vocês leiam, sintam e reflita sobre o assunto enquanto lê e eu não vou tirar isso de vocês. Minhas resenhas só são um resumo da história e fazer com que vocês queiram ler também e dar a minha opinião também.
Além do tema abordado, também fala sobre drama familiar, principalmente sobre ausência familiar e amizade verdadeira. A autora nos faz refletir sobre os dois lados da moeda, e os pensamentos de que "comigo seria diferente".
O livro é emocionante, como eu disse, reflexivo e muito bem escrito. Sempre recomendo os livros da autora sem medo algum e se preparem, porque é um livro forte.
Precisamos falar sobre isso sim, mulheres a cada minuto são vítimas de agressão. Precisamos falar o que é agressão e suas formas sutis de ser agressão. Muitas não percebem, por isso mesmo precisamos falar mais sobre isso.
Mulheres, não se calem! Se conseguir pedir ajuda, peçam e denunciem! Agressão contra mulher é crime!
0 Comentários
O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!
Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!