Livro: Não fale com estranhos de Harlan Coben [Resenha + Arquivos]



Sinopse
O estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas ­motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis.

Adam levava uma "vida dos sonhos" ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira?

Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao in­vestigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos.

Sobre o livro

Título: Não fale com estranhos
Título original: The Stranger
Autora: Harlan Coben 
Editora: Arqueiro
Gênero: Suspense, mistério, thriller, policial 
Páginas: 326
Publicado em: 2016
Link para download, aqui


Resenha

Não fale com estranhos é décimo quarto livro independente do autor Harlan Coben, que foi lançado em 2015 e aqui no Brasil somente no ano seguinte pela editora Arqueiro. Há também uma série britânica baseada na obra com oito episódios, que estreou na Netflix em janeiro de 2020.


"Todos nós temos segredos"

No livro conhecemos Adam Price, que após sair de uma reunião de pais do time de lacrosse, um estranho se aproxima dele e lhe revela um segredo sobre sua mulher que faz sua vida virar de cabeça para baixo. Essa revelação o deixa aturdido. Não era possível que Corinne, sua esposa, faria aquilo com ele, certo? Ou seria sim possível? 

Então ele se lembra de uma dica que o estranho lhe deu e resolve checar a fatura do cartão de crédito de dois anos atrás, e assim que obtém a resposta, Adam vê que não conhece a mulher com quem se casou e tudo o que ouviu do estranho não era mais um absurdo. 

Quando sua esposa chega de viagem, ele tenta agir naturalmente e esperar o tempo certo para confrontá-la, mas ela logo percebe que há algo errado e é então que ele pergunta logo de uma vez. Ela, por outro lado, não deixa claro se mentiu ou não, e diz que não quer conversar sobre aquilo naquele momento e insiste que ele espere mais algumas horas para que possam conversar. Mas antes que Adam consiga uma explicação, ela simplesmente desaparece dizendo que precisa de um tempo, deixando-o sozinho cuidado dos dois filhos, sem dizer para onde vai. 

Adam então fica sem saber o que fazer, mas ele decide não procurar a polícia. Como ele é advogado e vendo toda a situação, ele seria o primeiro suspeito. Os dias vão passando, ainda sem sinal da esposa, e ele começa então sua própria investigação para encontrar Corinne. E a cada informação que vai coletando, o deixa ainda mais preocupado e lhe gerando ainda mais questionamentos. 

Corinne estaria correndo perigo? Por que ela fugiu? 

Apesar de ter tantas dúvidas sem respostas, ele decide que independente da resposta, ele não irá descansar até encontrar a sua esposa. 


Antes de acabar Nós, já tinha decidido que minha próxima leitura seria um suspense e escolhi este livro e não me arrependo. 

O livro é narrado em terceira pessoa, e os capítulo são divididos entre presente e passado, para nos fazer entender tudo o que está acontecendo. E apesar do livro ser focado em Adam e em sua família, outros segredos são revelados de outras pessoas que passaram pela mesma situação de Adam. No início não parece fazer sentido, mas depois as conexões vão fazendo sentido.

No livro aparece bastantes personagens que chega fiquei me perguntando quem era aquela personagem que estava citando agora, sendo que já havia falado antes. Normalmente em suspenses aparecem bastantes personagens, principalmente quando é narrado em terceira, e meu costume antigo - que não usei dessa vez - é ir anotando os nomes dos personagens e colocando alguma informação ou palavra-chave que me lembre na hora quem é. Fica aí a dica. 

Eu estava lendo este livro antes de dormir, então lia um capítulo ou metade - dependendo do meu estado de sono - por noite, mas chegou uma hora que eu precisava de respostas e ficou tão viciante que passei a ler de dia, até que eu decidi finalizar em uma tarde. Gosto muito quando a escrita do autor nos deixa viciados e cada fim de capítulo dá vontade de ler o próximo, e é assim com os livros do Harlan Coben.

Esse é o segundo livro do autor que li, o primeiro foi Não conte a ninguém - que tem aqui no blog - e estava reparando nas semelhanças que tem. Os dois nos deixam desesperados, tanto para saber o que aconteceu, quanto para alguns momentos tensos do livro e nos dois o protagonista é um homem e algo aconteceu com a esposa. Será que ele segue esse modis operandis em todos os livros? Pensando sobre isso aqui... 

E como eu sempre gosto de dizer os temas que foram abordados, neste aqui falou sobre crimes cibernéticos - algo que acho que é raramente falado -, até que ponto vamos para defender nossos interesses, e como achamos que conhecemos alguém e nos surpreendemos com seus atos. Ele também abordou sobre chantagens, mentiras, conflitos familiares, vingança e justiça.

E para finalizar a resenha, eu queria falar sobre o final que não me agradou muito. Eu achei que seria diferente do que aconteceu  porque a história parecia apontar para um outro lado, mas tudo bem. 

E então, estão curiosos para saber quais são os segredos, quais as motivações de cada personagem e por que cada um fez o que fez? As respostas dessas perguntas e o que realmente aconteceu com Corinne estão todas em Não fale com estranhos.


Confira outros livros do autor: 

Postar um comentário

0 Comentários