Livro: Os 13 porquês de Jay Asher [Resenha + Arquivos]

Livros encontrados sobre jay asher os 13 porques | Estante Virtual Os 13 Porquês - Saraiva

Sinopse

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Sobre o livro

Título: Os 13 porquês
Título original: Thirteen reasons why
Autora: Jay Asher
Editora: Editora Ática
Gênero: Ficção Juvenil 
Páginas: 256
Publicado em: 2009
Link para download, aqui



Resenha

O livro "Os 13 porquês" do autor Jay Asher foi publicado em 2009 aqui no Brasil pela Editora Ática. E ganhou certa popularidade depois que a Netflix adaptou o livro para um série em 2017, sete anos depois do lançamento do livro. 



Hannah Barker é uma garota que se suicidou, mas antes de acabar com a sua vida, ela gravou os treze motivos que a levou a isso em fitas cassetes, para que os envolvidos soubessem exatamente o que aconteceu. Ao todo, ela definiu 13 pessoas (seus 13 motivos) e cada uma delas receberá o pacote na ordem em que são mencionados nas fitas, tendo que ouvir todas elas para entender seu papel na decisão da Hannah. Depois de ouvir, tem que passar a caixa para a próxima pessoa na lista de envolvidos. 

Dias após a morte dela, Clay, que estudou com ela, recebe em sua casa uma caixa sem remetente com essas sete fitas, numeradas de 1 a 13 (a fita K-7 possuía dois lados que permitiam a gravação, logo em cada fita tem duas gravações), e ao ouvir a primeira fita, ele descobre que se trata da garota por quem era apaixonado. As últimas palavras de Hannah Baker. 

Clay se sente arrasado ao saber que ele é um dos motivos do que aconteceu com ela e não consegue parar de ouvir as fitas. E quanto mais ele ouve, mais arrasado ele fica ao ouvir todos os relatos. 

“Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros.”

Falando mais alguns detalhes sobre o livro, eu adoro essa capa e creio que representa bem sobre o livro. Nessa edição, no lado de dentro da capa e da contra-apa, tem o mapa da Hanhah, o qual o Clay acompanha ao longo do livro. Outro detalhe é que aparece o símbolo de "play", ''stop'' e ''pause'' quando o Clay aperta as teclas do Walkman.

Sobre a narrativa, é narrado pelo Clay e a Hannah (nas fitas) ao mesmo tempo. A narração da Hannah fica em itálico para diferenciar.

Eu li esse livro em 2015, e apesar de já ter quatro anos que li e não lembro muito bem de tudo, sei que a leitura dele é daquele tipo que vai fazer você refletir muito e causa um impacto em sua vida.

O livro te faz repensar seus atos e a pensar de uma maneira diferente. Faz você olhar com mais atenção as pessoas ao nosso redor, que era super alta astral e de repente mudou de uma hora pra outra. Toda mudança tem um motivo, e ás vezes desabafar e ter um ombro amigo pode fazer uma enorme diferente.

Os temas abordados no livro é o suicídio, bullying, violência sexual e depressão. Assuntos pouco discutidos e abordados, principalmente em livros. Como sempre digo, precisamos sim falar sobre todos esses assuntos, para conscientizar sobre o assunto. Suicídio não precisa ser somente falado em setembro, que é o mês de prevenção ao suicídio. Não podemos pegar somente um mês no ano sobre isso ou quando algum caso repercutir na internet.

Eu acho que a leitura desse livro pode ajudar muitas pessoas que estão sofrendo como a Hannah e também, como eu disse antes, a olhar de um jeito diferente o nosso redor. Mas caso esse tema seja um gatilho pra você, por favor, não leia.

Como eu falei logo no início, o livro se tornou mais popular devido a adaptação do livro para série, pela plataforma de streaming Netflix, sendo lançado a primeira temporada em 2017. A série tem 3 temporadas e todas as temporadas tem 13 episódios.

Eu assisti a série sim e acompanhei todas as temporadas e creio que terá a quarta temporada devido a forma que terminou. De primeira eu achei que não deveria ter tido uma outra temporada, afinal foi a adaptação do livro, e o livro finaliza e acaba da forma que acaba. E claro que reclamei muito, mas quando saiu as outras temporadas assisti tudo, né?

Devido ao sucesso da série e creio que teve gente que pediu por mais, surgiram outras temporadas. Uma coisa que acho que não deveria ter rolado era um aparição fantasma da Hannah para o Clay, e ela só realmente descansou no fim da segunda temporada. Isso fugiu muito do livro, obviamente.

Apesar disso, as temporadas são muito boas e é bom pra gente saber como foi que ficou a vida dos envolvidos depois, o impacto que teve o suicídio da Hannah nos alunos do colégio, também mostra os pais dela, pois no livro não fala muito dos pais dela, a justiça também em relação ao personagem Bryce, um dos motivos dela e etc.

Os temas abordados na série são os mesmos que falei do livro, mas na série mostra a cena real do suicídio da Hannah, tem um personagem que sofre violência sexual (esse acontece só na série) e essas duas cenas são bem fortes. E como alertei em relação ao livro, caso esses temas sejam gatilhos para vocês, não assistam.

Na série eles também colocam avisos, os próprios atores falam sobre isso e até criaram um site, para pessoas que precisam de ajudar saiba onde pedir ajuda. O site é https://13reasonswhy.info/.

Apesar desse post ser relacionado ao livro e não a série, como em alguns posts do De olho na série, devo avisar que a série é indicada para maiores de 16 anos! Depois eu faço um post mais voltado sobre a série.

E se você está passando por um momento difícil, precisando de alguém para conversar e desabafar, estou aqui, viu? Pode me chamar e entrar em contato comigo!

Vamos impactar a vida dos outros de forma positiva, afinal "Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros.''. Pense sobre isso!




Postar um comentário

10 Comentários

  1. Não consegui baixar, poderia me enviar por email, por favor?
    Meu email: brunasanchescs@gmail.com
    Obrigada ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não consegui fazer o download... podia enviar-me por email, por favor? Obrigada! email: felizneio@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, não consegui baixar. Pode me enviar?

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, boa noite, tentei baixar e n consegui tá dando erro. Vc poderia me enviar pelo e-mail? Se sim, ficaria agradecida.
    gabypereirahot2015@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby!
      Já verifiquei e por aqui pegou normal, mas eu te enviei o livro!
      Não há de quê!

      Excluir
  5. oi por favor tem como me manda ñ tou conseguindo baixar juliocesarfsilvapb@gmail.com

    ResponderExcluir

O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!

Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!