Sinopse
Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Autor: John Boyne
Editora: Editora Seguinte
Gênero: Fábula, Ficção histórica, Literatura pós-moderna
Publicado em: 2007
Link para download, aqui
Já começo dizendo: prepare um lencinho, porque no final você vai chorar que nem bebê.
A história se passa durante a época da Segunda Guerra Mundial, um momento histórico e difícil para o mundo todo.
No livro conhecemos Bruno, um garotinho de apenas 9 anos. Ele morava com seus pais, Ralf e Elsa, e com sua irmã, Gretel, em Berlim, mas o seu pai, que é um oficial do exército alemão nazista, recebeu uma proposta para atuar em outro local e eles acabam se mudando de Berlim para Haja Vista.
Bruno foi contra a mudança, porque ele tinha amigos e com a mudança iria perder contato com eles, mas não tinha muito o que ele fazer, afinal ele era apenas uma criança e tinha que aceitar a decisão dos pais.
Chegando na casa nova, Bruno odiou. Era totalmente diferente do que ele estava acostumando, e nem tinham crianças por perto para ele brincar. Além disso, um dia ele viu da janela do seu quarto um lugar diferente, e uma cerca enorme que dividia sua casa desse lugar com pessoas que chamavam a atenção dele. Eles estavam sempre vestidos com um pijama listrado de azul e branco.
Ele até chego a perguntar a sua irmã Gretel se ela sabia quem eram aquelas pessoas, mas ela também não sabia a resposta. Falando na Gretel, ela estava um pouco estranha. Na verdade, estava encantada pelo tenente Kother, que vivia por lá. Ele deixava Bruno assustado, porque o jovem rapaz tinha uma expressão séria e severa.
Bruno sempre foi um garoto muito curioso. Depois de vários meses muito solitário, ele resolveu brincar de explorar a região, seguindo o caminho ao lado da cerca. Depois de muitas horas caminhando, ele chegou ao lugar que ele via da janela do seu quarto encontrou um garotinho pequeno e com a cabeça raspada, sentado no chão do outro lado da cerca e usava o pijama listrado. Seu nome era Shmuel, tinha a idade de Bruno e por coincidência, nasceu no mesmo dia que ele também. Era a primeira criança que ele via em meses.
A partir desse dia, Bruno passou a visitar Shmuel todos os dias, e os dois se tornaram amigos e Bruno agora não se sentia mais solitário. Ele não contou aos pais que havia feito um novo amigo com medo dos pais não o deixarem mais sair e ser contra a sua amizade com o garotinho que morava do outro lado da cerca.
Em suas visitas, Bruno percebeu que Shmuel ficava cada vez mais magro e passou a levar comida para o seu amigo. Além disso, os dois conversavam bastante, e tentava brincar juntos, mesmo com a cerca que os separavam. Foi assim que começou a grande amizade entre Bruno e Shmuel.
Com eu falei no início, é para vocês lerem esse livro com um lencinho, porque é impossível que não chore com o final.
Bruno é um garotinho inocente. Ele não faz ideia que onde o Shmuel mora não é uma fazenda e sim um campo de concentração. Shmuel, está ali, sozinho, com saudade dos pais, que ele acabou sendo separado lá no campo de concentração. E através de Shmuel, ele vai descobrindo algumas verdades.
A história fala de amizade, inocência das crianças e como elas tem o coração tão puro. Se nós mantivéssemos isso dentro de nós, talvez muita coisa fosse diferente.
Eu decidi parar a resenha sobre a história falando da amizade dos dois garotinhos, mas ainda tem mais coisa que acontece pela frente, que chega até mesmo a abalar a relação entre eles. Não quero estragar o momento da leitura falando tudo do livro, não é mesmo?
O livro é pequeno e é considerado um livro infantil, mas eu acho que as crianças teriam mais dificuldade de entender sobre os fatos históricos e precisariam de auxílio. Mas é um clássico para todas as idades.
O autor em cada capítulo enfatiza algum lugar ou característica e usa isso como o título do próximo capítulo, e explica com riqueza de detalhes a relação do mesmo com a história, e assim entendemos o motivo do capítulo levar o nome. A escrita do autor também é bem fascinante e nos faz ficarmos sem desgrudar da leitura, apesar de tudo.
O livro também ganhou uma versão ilustrada, em comemoração aos 10 anos do lançamento. Uma parceria do autor John Boyne com o ilustrador Oliver Jeffers. Essa edição publicada pela editora Seguinte é em capa dura e tem também uma introdução feito pelo autor falando sobre a repercussão da história.
O menino do pijama listrado também ganhou uma adaptação cinematográfica em 2008 e vale muito a pena assistir. É muito emocionante, igualmente o livro. Creio que foi bem fiel ao livro, claro que há diferenças, mas não foram grandes mudanças.
No elenco também tem a Vera Farmiga como a Elsa, o David Thewlis como o Half (ele fez o Lupin em Harry Potter e também fez Mulher-Maravilha) e o Asa Butterfield como pequeno Bruno, inclusive ele está na série da Netflix, Sex Education.
Não achei um trailer oficial, então decidi não colocar. Mas vocês podem assistir no redecanais. Clique aqui. Quando abrir a página, você clica no x para fechar o anúncio, clica em ASSISTIR, vai abrir uma outra guia com anúncio e feche essa guia e clique em ASSISTIR de novo. A página vai recarregar e aí você clica no player. Pode ter um anúncio antes, mas quando acabar já vai começar o filme.
0 Comentários
O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!
Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!