‘Mocinhas boazinhas falam de algo que já fomos’, diz autora de fan fiction erótica sobre One Direction

Resultado de imagem para anna todd

Americana Anna Todd explodiu em plataforma de autopublicação com história picante inspirada na boyband britânica e vem ao Rio divulgar sua série de livros, que vai virar filme.

Anna Todd levava uma vida pacata na cidade de Austin, no Texas, dividindo seu tempo entre o casamento — selado apenas um mês depois de terminar o ensino médio –, a faculdade, o trabalho em uma loja de maquiagem e as leituras de livros na plataforma de autopublicação Wattpad, quando decidiu escrever a própria história e publicar no site. Para isso, uniu alguns dos elementos que mais fazem sucesso atualmente: literatura erótica, fan fiction… e a boyband One Direction.

Dessa combinação, surgiu a série After, sobre Tessa, uma adolescente que sai de casa para cursar a universidade e acaba conhecendo Harry Styles, um rapaz um pouco mais velho, todo tatuado e rebelde, o estereótipo do bad boy. O personagem, como revela seu nome, havia sido inspirado no cantor da banda britânica – os outros integrantes do One Direction, Liam Payne, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik, também são retratados nos romances. Tessa se apaixona por Harry e os dois vivem um caso tórrido e conturbado, com direito a tapas e beijos, à la Cinquenta Tons de Cinza.

A fórmula mágica de Anna parece ter funcionado e sua série acumulou mais de um bilhão de leituras com os três primeiros volumes publicados no Wattpad. O sucesso dos livros na plataforma acabou chamando a atenção de editoras tradicionais e rendeu um contrato de seis dígitos à americana com a gigante Simon & Schuster, uma das maiores casas editoriais de língua inglesa. A história publicada pela editora é a mesma que continua disponível na internet, com pequenas correções e a ampliação das cenas quentes do casal principal.

A saga foi aumentada e agora conta com cinco volumes, protagonizados por Tessa e Hardin Scott – por questões de direito de imagem, os nomes dos rapazes do One Direction foram trocados, mas a editora manteve as iniciais de cada um, facilitando a identificação pelos leitores e fãs. A série, que já foi publicada em quase trinta países, inclusive no Brasil, onde sai pela Paralela, selo da Companhia das Letras, será levada ao cinema pela Paramount. Em entrevista ao site de VEJA, Anna afirma que já tem seus favoritos para dar vida a seus personagens nos filmes: os atores Indiana Evans (de Home and Away e Lagoa Azul: O Despertar) como Tessa e Daniel Sharman (de Imortais e Teen Wolf) como Hardin. E reconhece que a sua mocinha, assim como a Anastasia de Cinquenta Tons de Cinza, série à qual a sua é comparada, não é lá muito realista, mas atrai as leitoras por, em outras palavras, falar de algo que já fomos.

Anna participa da Bienal do Livro do Rio no próximo sábado, dia 12, às 14 horas. Antes, ela falou ao site de VEJA. Confira:

Você se matriculou no Central Texas College, mas desistiu de terminar a faculdade. Quando e por que decidiu sair? 
Eu mudei de ideia algumas vezes. Primeiro, estudei enfermagem, depois psicologia e ciência, até que finalmente escolhi estudos gerais. Eu não tinha ideia alguma do que estava fazendo! Eu saí quando estava escrevendo After 3 – Depois do Desencontro. Senti que algo estava para acontecer com a série. Nunca imaginei todo esse sucesso, mas preferi fazer algo que amava, mesmo que acabasse não dando certo no fim.

As experiências de Tessa na faculdade são, de alguma forma, baseadas nas suas experiências como estudante? 
Nem de perto (risos). Eu já estava casada nessa época e todos os nossos amigos próximos também estavam. Para mim, não foi nada tão selvagem quanto foi para Tessa. Eu ia para o trabalho, depois para a faculdade e depois para a cama.

Hardin é temperamental e problemático. É dessa forma que você enxerga Harry Styles? 
De forma alguma! Hardin é basicamente o oposto do Harry. O Hardin foi inspirado no Harry apenas na aparência, sua personalidade é baseada em vários personagens diferentes, como Fitzwilliam Darcy (de Orgulho e Preconceito), Heathcliff (de O Morro dos Ventos Uivantes), Damon Salvatore (de The Vampire Diaries). Os melhores bad boys com bom coração.

Você chegou a ser criticada por fãs do One Direction por retratar seus integrantes? 
Eu seria criticada não importa sobre o que ou quem eu escrevesse. Eu tenho tantos leitores maravilhosos que amam minhas histórias, que isso acaba ofuscando qualquer tipo de energia negativa.

Seus livros foram comparados a Cinquenta Tons de Cinza principalmente porque os personagens de E.L. James se assemelham aos seus – com protagonistas traumatizados, garotas virgens que começam a transformar os rapazes etc. Você leu Cinquenta Tons? 
Eu li e amei. Fez maravilhas para a minha vida como leitora (risos)! Eu descobri tantos livros maravilhosos por causa dele. A maior parte dos romances tem homens traumatizados e uma mulher que os transforma.

Tessa, a Bella de Crepúsculo e a Anastasia de Cinquenta Tons são inocentes, amam literatura e não gostam de se drogar, beber ou ir a festas. Por que acha que boas moças como essas três atraem leitores? 
Não sei se há uma identificação, porque na maior parte das vezes essas personagens são inocentes de uma forma pouco realista, mas acho que os leitores conseguem se ver no lugar delas. Elas funcionam porque estão se descobrindo e todos nós já passamos por isso, de um jeito ou de outro.

A história de After foi publicada primeiro no Wattpad e depois pela editora Simon & Schuster. Há poucas diferenças entre o livro online e a edição física. Por que decidiu manter a mesma estrutura e quase a mesma narrativa? Teve medo de ofender seus fãs caso mudasse muito? 
Não tive medo, exatamente, mas os leitores fizeram After ser o que é e eu amava a história como ela era, então não quis mudar muito. Eu adicionei muitas coisas e aumentei várias sequências, então os fãs conseguiram o melhor dos dois mundos. Também mantive a versão original online, é um livro dos meus leitores no Wattpad tanto quanto é meu. Eles são a razão por que o livro se tornou tão grande, então não queria retirá-lo de lá. Alguns dos meus fãs também não podem comprar a série completa da editora, então, por que eu tiraria a versão online do ar?

Alguns leitores afirmam que seus livros romantizam o que eles consideram ser um relacionamento abusivo entre Tessa e Hardin, por causa da forma como ele a trata. Como responde a esse tipo de crítica? 
Não respondo. A maior parte desses comentários vem de pessoas que não leram o livro ou que ignoram completamente que Tessa e Hardin sabem que o relacionamento deles é tóxico. Além disso, Hardin procurou ajuda profissional para tratar seus problemas. E essa é uma história ficcional, não uma representação do real ou uma recomendação sobre como as pessoas devem se relacionar umas com as outras ou sobre como resolver problemas.

A Paramount comprou os direitos de adaptação de After para o cinema. Como está o processo? Está envolvida com o projeto? 
Está ótimo, Susan McMartin está trabalhando no roteiro e ela é fantástica. Ela sempre pede minha opinião quando vai fazer alguma mudança, mas eu confio muito nela.

Quais atores você gostaria de ver como Hardin e Tessa no filme?  
Adoraria Indiana Evans (de Home and Away e Lagoa Azul: O Despertar) como Tessa e Daniel Sharman (de Imortais e Teen Wolf) como Hardin.

Gostaram da entrevista? Eu, particularmente, adorei, e sou suspeita de falar por amar AFTER e Anna Todd! Estou quase me trancando no quarto e chorando a noite toda por estar perdendo a Bienal, e, muito chateada porque na minha cidade não terá. Tem o Chris, a Kefera, Anna Todd, e eu perdendo tudo isso... #muitotriste 
Quem aí vai? Aproveitem por mim e pela galera que não vai!

Créditos: veja.com


Postar um comentário

0 Comentários