Sinopse
Aidan Thomas é considerado um homem de família exemplar. Querido por todos na pequena cidade em que vive, é aquele tipo de vizinho que sempre parece disposto a oferecer ajuda, uma palavra amiga ou uma xícara de açúcar.
Mas o que mesmo os mais próximos dele não sabem é que Aidan esconde um segredo sombrio: ele é um serial killer. Oito mulheres já morreram em suas mãos, e agora chegou a vez de sua nova vítima, Rachel, presa em um galpão no quintal.
É então que algo inesperado acontece, e a esposa de Aidan falece. Forçado a se mudar da casa onde mora, Aidan apresenta Rachel à filha como inquilina, “uma amiga que precisa de lugar para ficar”. Ele confia que, após cinco anos de cativeiro, submetida aos abusos mais terríveis, Rachel está amedrontada demais para fugir – ou mesmo para desmentir qualquer história que ele invente.
Rachel, no entanto, ainda não desistiu de lutar, e enxerga na jovem Cecilia uma chance única de escapar de seu destino terrível.
Sobre o livro
Páginas: 304
Resenha
"A inquilina silenciosa'' é uma obra da Clémence Michallon e chegou aqui no Brasil pela editora Planeta.
Sabe aquele vizinho que é querido por todos do bairro? Aquele que você pode pedir uma xícara com açúcar quando o seu acaba? Que te dá conselhos, uma palavra amiga e sempre está disposto a ajudar? Esse é o Aidan Thomas. Um homem de família exemplar, trabalhador e adorados por todos que o conhecem na pequena cidade onde vive, em Nova York.
Nenhum deles conhece a sua verdadeira natureza, mas algumas mulheres sim. Oito, para ser mais exata. Sua nova vítima está presa em seu galpão que fica em seu quintal com a grama aparada e bem cuidada. Há cinco anos, Rachel conhece a sua verdadeira natureza e aprendeu as regras para sobreviver desse serial killer.
Regra número um para permanecer viva no galpão: ele sempre vence.
Regra número dois: ele sempre está certo.
Regra número três: no mundo dele, você é a coisa mais pura.
Mas o mundo 'perfeito' de Aidan é abalado quando sua esposa falece e ele e sua filha Cecília de treze anos são forçados a se mudar da casa onde moram. Como tudo o que acontece deve acontecer com os dois - ele e Rachel -, ele não tem escolha a não ser levar Rachel junto. Ele a apresenta a Cecília como "uma amiga que precisa de um lugar para ficar", e é assim que Rachel se torna "a inquilina silenciosa".
Aidan confia que Rachel não irá fugir. Ela está há muitos anos em cativeiro, sofrendo abusos terríveis e lavagem cerebral, acorrentada e com medo demais para fugir ou desmentir qualquer história que ele invente. O que ele não sabe é que 'Rachel' sabe QUEM ela é, que ainda não desistiu de lutar e que ela vê na jovem Cecilia uma chance única de escapar.
Você está aqui.
Você está respirando.
A manhã de hoje foi um teste e você passou. Até onde sabe, você passou.
Na trama desse livro, três mulheres tem o destino ligado a ele. Uma deles é a própria filha de Adrian, que nem sonha ou desconfia de quem realmente o pai é. Cecilia é uma adolescente de doze anos, que está sofrendo o luto pela morte recente da mãe e com as novas mudanças em sua vida, como a chegada de Rachel. A segunda é a Rachel, que está totalmente ciente do perigo em que vive. A última é a Emily, que não tem ideia do perigo que corre. Ela é dona de um restaurante local e está apaixonada pelo 'queridíssimo cidadão do bem' e viúvo Adrian. E ela está pertíssimo de descobrir o segredo obscuro dele.
O livro tem os capítulos intercalados entre Rachel, Cecilia, Emily e as vítimas de Adrian. No início a leitura é lenta e aos poucos, juntamente com Rachel, vamos conhecer a rotina dessa família. Ao decorrer vamos ficando cada vez mais tenso, a ponto de deixar o coração acelerado e nossa maior curiosidade é saber em como a Rachel vai sair dessa. Tanto que teve uma hora que não sosseguei enquanto não terminei, tanto que passei QUATRO HORAS lendo até o fim, mas o final, na minha opinião, deixou a desejar.
O livro é lento o tempo todo, mas quando chega nos capítulos finais, que era para nos contar todos os detalhes, foi simplesmente corrido. Queria saber mais sobre o Adrian, principalmente detalhes da sua vida ou sua motivação para ter matado todas essas mulheres e principalmente os momentos finais. O final deixou muito a desejar e por isso que eu não gostei tanto assim do livro, mas por pouco ele não foi cinco estrelas.
A inquilina silenciosa é um ótimo thriller psicológico para passar um tempo, mas o final deixou a desejar.
Aidan Thomas não era como os outros adultos. Não era como ninguém.
0 Comentários
O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!
Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!