Livro: Fazendo Meu Filme - Fani em busca do final feliz (Livro 04) de Paula Pimenta [Sinopse + PDF + Resenha]

 


 Sinopse 

No derradeiro volume da consagrada série de Paula Pimenta, os leitores irão acompanhar o que acontece com o amor de Fani e Leo. Depois de uma ríspida separação, eles agora têm de seguir por caminhos diferentes. Porém, as juras de amor feitas no passado deixaram marcas profundas em seus corações e, mesmo anos depois, eles ainda sentem as consequências daquele trágico dia em que se separaram. Será preciso mais um encontro, para que eles possam finalmente entender o que houve e libertar um ao outro? Ou será que isso devastaria ainda mais o destino deles? Fazendo meu filme 4 – Fani em busca do final feliz narra o desfecho dessa emocionante história de amor que contagiou milhares de pessoas de todo o país.

Sobre o livro 

Título: Fazendo meu filme -  Fani em busca do final feliz 
Autora: Paula Pimenta
Sequência:
  1. Fazendo Meu Filme - A estreia de Fani
  2. Fazendo Meu Filme - Fani na Terra da Rainha 
  3. Fazendo Meu Filme - O roteiro inesperado de Fani
  4. Fazendo Meu Filme - Fani em busca de um final feliz 
  5. Fazendo Meu Filme - Lado B 
Editora: Gutenberg 
Gênero: Roamance, Ficção, Young Adult
Páginas: 608
Publicado em: 2012


Resenha


"Fani em busca do final feliz'' é o quarto volume da série Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta. E antes de começar a fala desse livro, vou recapitular um pouco sobre o final do livro anterior.

No final de FMF 3, Leo termina com a Fani e isso faz com que os dois sigam caminhos diferentes. Leo decide fazer a faculdade de jornalismo no Rio de Janeiro e a Fani acaba aceitando a proposta de Cristian - apesar dele ter uma parcela de culpa pelo fim do relacionamento - e vai estudar cinema em Los Angeles. 

“O que eu mais quero é que Los Angeles me cure logo... Aposto que vai! Sempre acreditei que Hollywood é o lugar onde os sonhos se tornam realidade...”

Sobre "Fani em busca do final feliz" é diferente dos outros livros porque esse é divido em três partes, sendo a primeira narrada pela Fani, a segunda pelo Leo e a terceira que é narrado pelos dois, só que em cada capítulo é narrado por um deles. Além disso, é intercalado entre passado e presente, que é antes da formação e depois da formação da Fani - ela já com 23 anos - e é uma diferença de cinco anos entre os dois tempos. 

“Fazer as malas é sempre o pior momento. Da vontade de pegar todas as pessoas que eu amo e guardar ali dentro pra leva-las comigo. Cada peça de roupa que eu dobro é uma parte de mim que começa a ir embora.”

Fani conta como foi fazer a faculdade no exterior, sua vida amorosa e profissional, sobre as viagens, os amigos que fez durante esses anos, sua relação, mesmo a distância, com a família e os amigos. 

Em cinco anos muita coisa muda, não é mesmo? Os personagens estão mais maduros, mais velhos, e vocês vão notar que a Fani mudou e ao mesmo tempo ainda tem coisas nela que não mudaram durante o passar dos anos. Ela está mais segura e independente - eu disse a mesma coisa  no segundo. E ficamos sabendo o que aconteceu durante esses cinco anos não só na vida da Fani, mas na vida de todos os personagens - a autora não esqueceu de ninguém!! Tem personagens que vão casar, tem uns que se afastaram, outros vão ter filhos e etc. É muito legal acompanhar a evolução desses personagens que conhecemos desde o primeiro livro. 

Como contei acima, o Leo também narra e conta o seu lado na história, e assim como Fani, ele conta seus sonhos e arrependimentos, como foi fazer a faculdade no Rio - igualmente a Fani, ele estava longe dos pais e dos amigos de BH, apesar dele morar com alguns parentes, é diferente -, sua vida amorosa - que foi bem agitada, por sinal... -, sua vida profissional, suas novas amizades (depois de perder alguns amigos) - como a pequena Cecília, uma criança muito esperta para a idade e que vai ajudá-lo em muitos momentos - e ficamos sabendo como estão sua família e amigos próximos. Mas, o que eu mais gostei de ver foi as emoções e os pensamentos do Leo quando ele a  Fani terminaram. E ao longo da leitura, como vemos os sentimentos dos dois, sabemos que nenhum dos dois esqueceram aquilo que viveram. Os dois ainda tem mágoas e arrependimentos guardados. Eles namoram outras pessoas, mas não conseguem esquecer um do outro. Quando eles estão com outras pessoas, por mais que se entreguem, eles não sentem aquele amor de forma intensa. Não sentem borboletas no estômago. 

Lembrando que os dois não conversaram direito, da forma que deveria ter acontecido quando eles terminaram. Não pude falar sobre o que senti nesse momento na resenha - anterior - por causa de spoiler, mas agora eu posso. Eu odeio o Leo por ter terminado daquela forma com a Fani, sem nem ouvi-la direito. Por aquele ciúme que sentia em relação ao Cristian - algo que só existia na cabeça dele e do próprio Cristian - sendo que Fani já tinha falando que não era nada e quem ela amava de verdade era eu queria que a Fani seguisse em frente mesmo e que o Leo sofresse, pra ele ver o que ele perdeu (e como eu conheço a Fani, ela iria sofrer em dobro, a bichinha).

Ufa! Desabafei! Mas mudando de assunto...

“O destino pode ser cruel, como sua cartomante disse. O amanhã pode não existir, como escrevem os poetas. O mundo pode até acabar, como os cientistas preveem. Mas nada vai ter força para apagar o meu sentimento. Você pode ir para longe, se esconder, sumir. Mas eu vou continuar te amando. Para sempre.”

Além de nos atualizarmos sobre como foram esses cinco anos, também vamos ver o que está acontecendo no presente. Fani está se formando na faculdade e o trabalho final era fazer um curta-metragem. Ela fez o filme baseado em sua vida - mas com algumas alterações - e ficou tão bom que ela está até participando de um festival de cinema com outros alunos e seu filme é um dos favoritos.

“Parado ali, na minha frente, com um ar meio tímido, estava ele. O mocinho do meu filme. O personagem mais marcante que já havia passado pelo roteiro da minha vida.”

Leo, que agora é jornalista, possui sua própria revista eletrônica chamado Cinemateka, juntamente com Danilo, seu melhor amigos, que é fotógrafo. Além disso, o Leo está namorando a Meri, filha do seu patrão. Um dia, Leo recebe um email, mas não é um email qualquer. É um email que contém uma oportunidade única e que pode mudar absolutamente tudo. 

Será que o destino estará a favor? Dessa vez, nem a distância e nem 

 “Quantos volumes o livro da sua vida vai ter antes do seu final feliz? Uns quatro?”

Contei o resumo sem spoiler porque é mais divertido e impactante no momento da leitura - de até dar um gritinho. 

Demorei praticamente um ano lendo esse livro, não porque ele era ruim, mas era o último livro físico que eu tinha para ler quando saísse, então acabei demorando mais tempo para terminar. No início, me surpreendi com a intercalação porque é o único volume que é assim, e confesso que no me incomodou um pouco porque ficava confusa - eu leio sem prestar atenção direito, enfim... - mas depois em acostumei. Também me surpreendi com o salto no tempo, pensei que iria continuar de onde tinha parado o terceiro, mas me acostumei com isso também, como era muita coisa e tem muitos detalhes, foi até bom ser assim mesmo, ou o livro ficaria maior do que já é. 

Gostei de alguns personagens novos, mas tem uma que ela entrou para a minha lista de "personagens que odeio'' sem nem pensar duas vezes - vocês vão saber quem é quando ler.

Esse livro tem tudo! Tem fofoca, tem muita confusão - o Leo que o diga -, tem cenas emocionantes, tem cenas que vão te deixar de boca aberta - Fani faz umas coisas que mostra realmente que ela mudou, porque a Fani do primeiro livro jamais faria isso -, tem muitas reviravoltas, tem cenas engraçadas - e outras tristes e que dá raiva - e também vamos viajar para Los Angeles, tem muitas descrições sobre como é lá - como foi no segundo livro. 

O livro contém as citações de filme como nos outros livros, além das cartas que a Fani escreveu para o Leo - e não enviou - e as músicas que o Leo colocou nos CDs para a Fani - que ele também fazia e não enviava. 

O próximo livro é sobre o ponto de vista do Leo dos acontecimentos do primeiro livro! Personagens que tiveram pouco destaque na visão da Fani, agora aparecem ajudando (ou desorientando!) o protagonista. Além disso, alguns acontecimentos de Minha vida fora de série 2, que se passa na mesma época, também ganham outra perspectiva.

Sobre o final, EU AMEI! É digno de filme de amorzinho e dei 5 estrelinhas! Amei conhecer a Fani e o Leo e me deixou questionando se esse tipo de amor acontece na vida real ou só nos livros. 

Amei a escrita da Paula e quero ler outras obras dela!


Postar um comentário

0 Comentários