Livros lidos em 2023: os que amei, odiei e abandonei

 Oi, genteeee!

O fim do ano de 2023 já está chegando ao fim e dessa vez quero compartilhar como foi a minha leitura desse ano. Confesso que fiquei triste porque não bati minha meta de leitura, que era só ler a mais do que ano passado e a verdade foi que li beeem menos (era pra ler +27, mas só li 18), mas eu sei que não preciso ligar pra isso, que está tudo bem e ano que vem posso tentar ler mais. 

Fora que tive uma ressaca literária em novembro depois de ler dois livros que odiei e até agora não achei nada que me interessasse tanto assim. Estou lendo "Cantiga de pássaros e das serpentes" (que era pra ter sido lido bem antes do lançamento do livro mas não deu e o início dele é bem zZz) e "Estou feliz que minha mãe morreu" que é da ex-atriz Jannette McCurdy e esse está fluindo bem mais que o outro e os capítulos são curtos. Provavelmente só vou terminar esses dois ano que vem e por isso já estou postando isso ainda no início de dezembro. 

Agora chega de enrolação! 

Primeiro, vamos para a lista dos favoritos do ano!


Os livros que amei


 

Mentira Perfeita é o meu favorito da Carina do mundinho Procura-se um marido. A trilogia Manual de assassinato para boas garotas foi a melhor indicação de seguidor que já tive. Os três livros são do meu gênero favorito (suspense  e mistério) e são impecáveis!! Só tenho elogios a fazer e estou aguardando ansiosamente a adaptação!

Uma rosa no concreto da Angie Thomas e todos os livros dela que eu li eu amei, mas esse aqui deu trabalho. Eu lembro que reli o início desse livro VÁRIAS vezes a ponto de eu gravar a cena, até que eu falei "não, dessa vez eu vou ler, é da Angie Thomas, o livro deve ser bom" e FINALMENTE fluiu. Pode ir na fé com essa autora aqui que é sucesso e você encontra representatividade, protagonistas pretos, mostra a realidade, tem muitas reflexões e a autora sabe abordar os temas com perfeição. Recomendo todos os livros de olhos fechados. 

A empregada é mais um do gênero suspense e mistério que eu amei. Até hoje eu lembro de algumas cenas que me marcaram como a do dente e do fio de cabelo (isso é tudo o que eu posso dizer). Fiquei sabendo que vai ter um segundo livro e já estou ansiosa para ler (e torcendo muito para não ser uma decepção). 

Desenhos ocultos além de ser suspense e mistério, é do gênero terror também (não sei muito bem onde). Foi o primeiro livro que li com uma pegada sobrenatural e amei! Ainda não fiz a resenha dele aqui mas estou doidinha para contar sobre ele. O livro é cheio de desenhos que vão ficando sinistras no decorrer da história, mas a melhor parte é quando tudo vai fazendo sentido e ainda nos mostrou o que aconteceu depois do fim. 

A contrapartida: o contra-ataque é do mesmo gênero e o terceiro nacional que eu li esse ano (li até muito, não leio quase nada de livro nacional). Estava aguardando essa continuação desde 2020, para vocês terem noção! Não tinha condições de comprar e é muito difícil de achar. Já tem o terceiro e é a mesma situação, não faço ideia de quando vou ler, mas apesar de demorar para ler o próximo, o livro é tão tão tão bom e marcante que consigo lembrar os finais dos dois livros muito claro (e olha que tenho uma memória péssima). Esse aqui ainda não tem a resenha, mas o primeiro tem aqui no blog. Sobre o livro, ele é muito vai para frente e para trás, mas tudo se encaixa e faz sentido (graças a Deus). Isso não me incomodou (eu até gosto, mas é porque teve muitoo, do início ao fim) e nem fiquei perdida (nem precisei anotar, um verdadeiro milagre!!) porque gosto de saber de todos os detalhes e tem as datas dos acontecimentos também. Mas o final é divino! Sério, amo demais! Recomendo! 

Os livros que li e não gostei 



Esse ano também foi cheio de decepções e alguns que criei grandes expectativas por causa do booktok ou bookstagram.Começando pro Daisy Jones and The Six, eu pensei que iria gostar porque é da mesma autora de "Os 7 maridos de Evelyn Hugo" e eu já li esse e amei, e como todo mundo comentava sobre ele, achei que seria bom. Li ele todo pela fofoca, mas nem valeu a pena. Assisti os primeiros episódios da série e até que gostei, mas não vi o restante (mas vou assistir).

Mentirosos é outro que achei que iria gostar e odiei ele. Depois reli o início para poder escrever a resenha e até que não achei tão maçante o início, mas o final para mim é o pior. Já vi plots melhores. Pode ser que a galera que não lê muito esse gênero até se surpreenda, mas fiquei zero chocada e achei que iria ter essa sensação no final e não tive. Quero ler o outro livro do autor sobre os outros personagens e que passa antes dos acontecimentos desse para ver se é bom, mas não prometo nada.  

Os dois morrem no final é o que o título diz, mas achei tão chato. Empurrei ele com a barriga e não derramei uma lágrima (e olha que sou chorona). Todo mundo diz que é emocionante e eu não obtive uma reação a não ser "é, é isso". O autor no final ainda fala que queria que a Central da Morte existisse e eu discordo, mas eu entendo o ponto do que ele quis abordar no livro (ainda não escrevi a resenha dele). Não gostei muito de refletir sobre isso, confesso e tenho zero vontades de ler o outro livro do autor. Passo.

Os cinco sobreviventes foi uma decepção porque é da mesma autora de Manual de assassinatos para boas garotas, então achei que seria o mesmo nível, só que foi péssimo. A última página foi melhor do que o livro todo, mas ainda assim não conseguiu salvar. Juro. Esse é outro que é ótimo para quem não lê o gênero e quer embarcar. 

E falando ainda sobre Holly Jackson, ela também lançou esse ano um prelúdio da trilogia que comentei que amei. Eu nem sei dizer o que eu achei que seria, mas eu só me toquei em ver a quantidade depois de ter começado e lido, e são pouquíssimas páginas. Foi um lançamento desnecessário. Não muda nada na história e nem acrescenta nada. Fica parecendo que fez isso para faturar e ganhar mais dinheiro em cima da trilogia. Ela também poderia ter lançado em pdf e disponibilizado, sei lá. Sério, não entendi nada disso aqui. 

Todo mundo da minha família já matou alguém eu tinha grandes expectativas, afinal, olha o título. Eu pensei que seria MUITO BOM e eu não via a hora de acabar. Odiei o final. Se eu desse R$50,00 (que é o valor dele) nesse livro, eu ficaria extremamente pê da vida. Odiei a escrita, odiei a história, odiei tudo nele. Ainda vou fazer a resenha desse aqui também, mas já sabem, não tenho coisas boas para falar dele. 

A ilha é do mesmo autor de A Corrente, logo pensei, "esse livro vai ser maravilhoso" e foi mais uma decepção. Nem eu vendo o "final feliz" me deixou feliz e com a sensação que isso salvou. 

Me sinto guerreira de ter empurrado todos esses com a barriga. Criei expectativas e ganhei decepção, mas pelo menos serviu de aprendizado. Não vou mais criar expectativas (sendo que falei neste mesmo post de estar com expectativa em um específico) e se eu não curtir, vou cair fora, mesmo sendo do meu autor favorito. Vai ser adeus e tchau...

Os livros que abandonei 

Até que não tem muitos livros nessa lista, poderia ser bem mais. 

Gente ansiosa eu estava louca pra ler porque vejo muitos falarem dos livros do autor, mas não curti a escrita não. 

Estupidamente apaixonado é o terceiro livro da série Clube do livro dos homens e eu li os dois primeiros, sendo que o primeiro eu gostei, o segundo eu relevei, mas o terceiro não deu para engolir porque identifiquei um padrão. No primeiro o casal é casado mas eles estão separados e o marido quer reconquistar a mulher. A partir do segundo livro vão se formando casais e nesse os dois se odeiam e aí no livro eles se juntam em prol de uma coisa, eles se gostam e ai acontece algo, eles se separam e aí voltam. Ok. No terceiro são dois amigos que se gostam e depois eles viram que eles se gostam, ficaram juntos, mas aí um fez merda e se separam e aí eu abandonei porque já imaginava o que iria acontecer: eles iriam voltar e terminaria em um final feliz. Eu não gosto de ler com a sensação de que sei o que vai acontecer no livro, gosto de me surpreender e por isso preferi deixar para lá, mesmo que o quarto livro era sobre um dos personagens que eu gostava. 



Loucos por livros eu também estava super curiosa para ler porque vi vários lançamentos da autora e fiquei de olho neles porque tem muita referência literária e os personagens amam ler. Mas aí comecei esse e não gostei muito da escrita, não gostei também da personagem principal e preferi deixar pra lá do que ficar empurrando com a barriga. Vou tentar ler outro livro da autora para ver. 

Mesa para um é da Beth O'Leary, autora essa que tem livros que gostei e não gostei também. Esse é o segundo livro da autora que não consigo ir muito adiante apesar da premissa do livro parecer ser muito boa. Não me prende, é uma leitura chata e maçante. Não dá para mim. 


A boa filha eu acho que encontrei por acaso na Amazon e resolvi ler porque gostei da sinopse, mas não gostei, não fui muito adiante e deixei para lá.

Sobre Quebra de confiança é do autor Harlan Coben, autor esse que eu já li um livro dele e gostei, e ele tem muitoooos livros lançados e séries e quando o autor tem uma lista grande de livros, eu gosto de ir por ordem de lançamento, e é o caso da série desse livro. Esse aqui também não me agradou a escrita e resolvi deixar para lá também. Vou tentar ler outros livros do autor, principalmente os independentes para ver.


É, gente. A vida do leitor não é fácil, mas para mim a leitura tem que ser prazerosa e precisa me prender nos primeiros capítulos. Não sou do tipo de leitora que se começa um livro precisa terminar (graças a Deus), eu consigo abandonar sem remorso. 

Sobre os livros que lerei ano que vem, eu não faço a mínima ideia do que vem por aí. Não faço lista das próximas leituras (apesar de ter) porque nunca sigo, sempre depende da minha vontade do momento, de ver algum post falando sobre algum livro e me chame a atenção ou eu me lembre de olhar a lista do skoob. Enfim, a minha vida de leitora é uma verdadeira caixinha de surpresa haha. Espero compartilhar mais das minhas leituras ano que vem, mas não prometo nada (não sou boa com promessas).

E vocês? Quais foram os seus livros favoritos do ano? Quais vocês leram e não gostaram? 
Espero que vocês leiam muitos livros ano que vem, não tenham ressaca literária e ganhem muitos livros de presente no natal!! 

Postar um comentário

0 Comentários