Livro: Os cinco sobreviventes de Holly Jackson [Sinopse + PDF + Resenha]

 


Sinopse 

Red Kenny e seus cinco melhores amigos decidiram alugar um trailer e pegar a estrada rumo a uma viagem inesquecível na praia para comemorar o fim do ensino médio. Enquanto a maioria dos adolescentes está pensando na faculdade, Red tem outras preocupações: órfã de mãe e com o pai alcoólatra, ela precisa dar um jeito em sua vida. Mas ninguém imaginou que o grupo jamais chegaria ao destino desejado.

De repente, no meio da noite, todos os pneus furam ao mesmo tempo e o veículo fica sem gasolina. Presos no meio do nada e sem sinal de celular, não há como pedir ajuda. Quando tiros começam a atingir o trailer, fica claro que foi tudo planejado. Os seis estão encurralados por uma pessoa armada disposta a matá-los, a menos que deem o que ela quer: um segredo.

Restam oito horas até o amanhecer. Para salvar a si mesmos, os amigos precisam descobrir quem é o alvo do atirador escondido na escuridão e por quê. Aos poucos, verdades inconfessáveis e turbulentas começam a vir à tona… mas alguém está mentindo. E isso vai custar a vida de um deles.

Com uma narrativa ágil e assustadora, Os cinco sobreviventes traz uma trama cheia de revelações, na qual nada é o que parece. O primeiro thriller de Holly Jackson fora do universo da série best-seller Manual de assassinato para boas garotas promete deixar os fãs tensos e sem fôlego até a última página.

Sobre o livro

Título: Os cinco sobreviventes
Título original: Five survivers
Autora: Holly Jackson
Editora: Intrínseca
Gênero: Policial, Suspense e Mistério, Thriller
Páginas: 448
Publicado em: 2023

Resenha

"Os cinco sobreviventes'' é o primeiro thriller da autora Holly Jackson sem ser do universo da sua trilogia "Manual de assassinato para boas garotas" e lançado pela Intrínseca em julho de 2023.

Neste livro, conhecemos Redford Foster - mais conhecida como Red, como a cor vermelho em inglês. Red, Maddie, Simon, Oliver, Reyna e Arthur decidem alugar um trailer para ir até o acampamento da escola, onde vão comemorar o fim do ensino médio. 

Os seis saem da Philadelphia para uma cidade no estado do Alabama, Gulf Shore. Mas antes de chegarem ao seu destino, um pneu do trailer fura, e eles são obrigados a parar e trabalhar em grupo para trocar. 

Apesar desse contratempo, eles voltam para a estrada. 

Ou melhor, tentaram. O pneu voltou a furar. 

Não só um, mas todos os quatro pneus. E também ficaram sem gasolina de repente.

Parados no meio do nada, sem sinal de celular e apenas rodeados de árvores, não há como pedir ajuda. E quando tiros começar a atingi o trailer, eles descobrem que foi proposital. Alguém queria os seis ali, exatamente naquele lugar, por algum motivo. Eles estavam presos, com uma pessoa armada na escuridão e disposta a matá-los.

O atirador, que se comunica com eles através de um walkie-talkie, diz que só quer uma coisa: um segredo. Os seis tem até o amanhecer. Para se salvarem, eles precisam descobrir quem é o alvo do atirador e por quê. Aos poucos, os amigos vão confessando seus segredos, mas um deles está mentindo. E isso vai custar uma vida.


Quando me indicaram "Manual de assassinato para boas garotas", eu fiquei obcecada pelos livros. E por isso, eu fiquei super animada quando soube do lançamento e estava com grandes expectativas, e infelizmente, não foram atingidas. 

Diferente dos outros livros, a leitura foi muito maçante. Também não achei tão viciante assim e por ter que segurar bem o suspense, acabou enrolando muito. Para mim, o livro só começou a ficar interessante depois da metade e o final é o que salva. É plot atrás de plot e realmente é surpreendente, mas eu sinto que não valeu a pena, sabe? Sinceramente, eu desteto quando o livro é todo sem sal e só o final presta. 

O suspense eu achei bem fraco. Não me senti tensa, nem com a sensação de estar sem fôlego. Eu só senti uma enorme vontade de acabar logo (literalmente, aquele áudio "ACABA PELO AMOR DE DEUS"). Dessa vez eu não abandonei e eu realmente continuei porque eu queria saber que segredo era e de quem (fofoqueira, gente). 

A história toda se passa com os seis jovens dentro do trailer, das 22h até as 6h da manhã e os capítulos, são divididos por essas horas. Os capítulos são curtos, alguns são desnecessários - e poderia até ser menores, se não tivesse tanta repetição de informações - mas pelo menos não deixa pontas soltas. 

Sobre os personagens, eu não consegui me afeiçoar a eles. Com a Red, eu tinha a sensação de que não entendia nada do que se passava pela cabeça dela. E me incomodou o fato dela tentar se lembrar do que a estampa da cortina a lembrava o livro todo. E o pior, é que o livro termina e você não tem essa resposta. Isso me deu um ódio e também não teve relevância nenhuma na história. Juro, que negócio sem pé, nem cabeça. 

Mas eu tive muita pena dela no livro. Ela perdeu a mãe, que era uma delegada e morreu em serviço. Naquele dia, a Red estava brigada com ela, atendeu o telefonema dela, mas antes que ela falasse o recado que era para dar ao pai, ela desligou. Sua mãe morreu com dois tiros na nuca e Red se sente culpada até hoje. Ela também está passando por dificuldades financeiras e ainda cuida do pai alcoólatra.

A Maddie (apelido de Madeline) é a melhor amiga da Red desde que as duas se entendem por gente. A mãe de Red e Maddie eram amigas e acabou que as duas se tornaram amigas também. Eu até achei algumas atitudes dela super fofas, mas ela tem outras atitudes que me fizeram mudar de ideia. 

O Oliver é irmão mais velho da Maddie e é a pessoa mais insuportável presente no trailer. Insuportável em um nível que você tem vontade de dar um soco. Ele se mostra muito possessivo, teimoso, cabeça quente e só pensa em si. A Reyna é a namorada dele e os dois estão juntos há alguns anos. Ela é calma e gentil, totalmente o oposto dele. Os dois são os mais velhos e já estão na faculdade. 

Já o Simon, ele completa o trio de amigos. Ele é super engraçado, brincalhão e trás uma leveza na história. O Arthur é amigo dele, mas apesar de não estudar na mesma escola que ele e as meninas, ele está sempre com o trio quando pode. O Arthur e a Red conseguem conversar facilmente, mas sempre que aprofunda no assunto, ela foge, Na verdade, ela tem uma quedinha por ele...

São seis pessoas diferentes, com personalidades diferentes, mas nenhum é cativante, não conseguem ganhar nossa simpatia - são todos muito chatos - e os personagens secundários não tem desenvolvimento. 

A premissa do livro é até boa, mas a autora não soube desenvolver muito bem. Foi uma grande decepção, de verdade, e não pensei que seria assim. Mas teve muita gente que amou o livro e é por isso que sempre digo: tire suas próprias conclusões. Posso ter tido uma experiência ruim, mas você pode achar o contrário.

Acho que a galera entre 14 e 16 anos e que quer iniciar no gênero suspense poderá gostar. 

E se você ouviu falar que os livros da autora são bons, não comece por esse de jeito nenhum. Vá direto para a trilogia "Manual de assassinato para boas garotas" que garanto - de olhos fechados, sem duvidar - que não vai se decepcionar. Tem aqui no blog e é cinco estrelas.

Sobrevivente é o leitor que chega até o final desse livro, essa é a verdade. 

Nota: 2.5 😒


Confira os outros livros da autora:

Série Manual de assassinato para boas garotas 

  

Postar um comentário

0 Comentários