Livro: Mentirosos de E. Lockhart [Sinopse + PDF/EPUB + Resenha]

 


Sinopse

Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira.

Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Sobre o livro

Título: Mentirosos
Título original: We were liars 
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte 
Gênero: Ficção juvenil, suspense psicológico 
Páginas: 272
Publicado em: 2014





Resenha


Olá, leitores!

"Mentirosos" é um livro escrito pelo E. Lockhart, publicado em 2014, mas que fez sucesso no TikTok no ano passado. Por ele ter se tornado popular e por muitos dizerem que o livro é muito bom, eu já estava de olho nele.  Só no final de março, quando terminei a trilogia Manual de assassinato para boas garotas que resolvi pegar esse livro pra ler (não gosto de ler livro no auge do hype), e confesso que estava com a expectativa altíssima, mas não me agrado tanto assim. Conto a vocês o motivo lá na frente desta resenha.

Em "Mentirosos" conhecemos a família Sinclair e há algumas coisas sobre essa família que vocês precisam saber. Os Sinclair são todos bonitos, inteligentes, louros e ricos. Ninguém nessa família é criminoso, viciado ou fracassado. Ninguém é carente ou erra. 

Mas talvez isso seja mentira. 

Quem nos apresenta a família é a Cadence Sinclair, ela é a neta mais velha e a principal candidata para herdar a fortuna da família. Todos os verões, ela e a família se reúne na ilha particular Beechwood, perto da costa de Massachusetts. Lá, ela cresce ao lado dos seus primos Mirren e Johnny. No verão dos oito, Gat começou a ir para a ilha também. Ele é o único que não pertence a família e é o estereótipo oposto dos Sinclair, pois ele é indiano. Após a sua chegada, a família passou a se referir aos quatro como os Mentirosos. 

O verão dos Mentirosos são sempre cheio de diversão e boas lembranças, mas tudo muda no verão dos quinze. Cadence sofreu um grave - e estranho - acidente na ilha. Durante dois anos, ela vive a base de muitos analgésicos por causa das suas fortes dores de cabeça, e não se lembra de nada do que aconteceu naquele verão. Nem do acidente. Ninguém a revela o que aconteceu por orientação médica, como uma forma de amenizar o processo traumático. Cadence até entra em contanto com os Mentirosos para saber o que houve, mas é ignorada por eles. Afinal, durante os verões eles ficam grudados o tempo todo, mas quando voltam para suas casas, eles não mantem o contato. A relação que eles tem só existe quando estão na ilha. 

No verão dos dezessete, dois anos após o acidente, Cadence volta a ilha. Todos a tratam com o maior cuidado e se recusam a contar o que aconteceu naquele verão. Os Mentirosos a tratam como se nada tivesse acontecido. Vamos acompanhar Cadence procurando por pistas na ilha e tentando lembrar o que aconteceu no fatídico verão dos quinze.

''Eu vou ficar bem. Dizem. 
Não vou morrer. 
Só vai doer muito.''

Honestamente, sou muito feliz por não ser uma Sinclair. 

Os Sinclair simplesmente são aquela típica família classe média, que segue uma série de regras para manter as aparências de "família perfeita" mas que de perfeita não tem é nada. Um exemplo é o pai de Cadence, que foi embora (alegando que não era um Sinclair), deixando ela e a mãe, mas como ela (a mãe) é uma Sinclair, ela age como se nada tivesse acontecido (e Cadence tem que fazer o mesmo). Melhor dizendo, como se ele nem tivesse existido. Afinal, na família Sinclair, ninguém é fraco. A família sempre está em primeiro lugar até mesmo quando "algo" terrível acontece. Bizarro. O título do livro, apesar de se referir ao grupo, pode se referir também aos próprios Sinclair. 

 "Nós, os Sinclair, somos uma família nobre e antiga. É algo de que se orgulhar. Nossas tradições e nossos valores formam a base que sustentará as futuras gerações. Esta ilha é o nosso lar. [...]''

A mãe de Cadence e suas irmãs são totalmente dependentes do pai e do dinheiro dele. Tiveram a melhor educação, inúmeras oportunidades, mas ainda assim são incapazes de se sustentar. Nenhuma delas fez nada útil no mundo. Hoje, as três filhas competem pela herança da família, mesmo que o pai ainda nem tenha morrido. Elas ainda são as garotinhas tentando cair nas graças do papai, e usam os filhos com a finalidade de se aproximar da riqueza do patriarca. Cadence, como é a neta mais velha, como eu falei acima, é a principal candidata a herdeira, mas ela tem suas própria opiniões sobre isso e a família. Essas partes de briga pela herança, obrigando os filhos a babar ovo do avó pra impressionar me deu muita agonia, porque só mostra como eles são desprezíveis, só pensam neles. 

O livro aborda assuntos como relações familiares, herança, sexualidade, racismo e desigualdade econômica. Esses dois últimos a gente vê na história pelo Gat. Ele é diferente do restante da família, afinal ele não é um Sinclair, fisicamente falando, financeiramente falando e também porque ele sabe sobre as desigualdades que tem no mundo, sobre as diferenças sociais e econômicas e os critica sobre a importância que eles dão ao dinheiro e sua fortuna. Ele fala sobre as coisas que viu quando foi a Índia, o outro lado que existe nos Estados Unidos apesar de ser um país desenvolvido, mas nenhum deles gostam de pensar fora do mundinho perfeito deles.

Seja um pouco mais gentil do que precisa ser. Não aceite um mal que pode mudar. Sempre faça o que tem medo.

O livro é dividido em cinco partes e é narrado pela Cadance, mesclando passado e presente. Também tem algumas parábolas e poesias presentes no livro. Cadance, assim como toda a família, foi ensinada a ignorar seus sentimentos, suas dores e fingir que nada aconteceu. Essa é a forma que ela nos mostra suas angústias e dores, criando contos de fadas para representar as histórias de sua vida. 

Minha mãe me repreendeu. Disse para eu me recompor.
Aja como uma pessoa normal, ela disse. Agora mesmo.
Porque você é. Porque você pode ser.

 

Não é a primeira vez que eu pego um livro hypado nas redes sociais e quando eu pego pra ler não acho que é 'tudo aquilo' que o pessoal panfleta na internet. O gênero me atraiu porque é um dos meus favoritos, a sinopse de Mentirosos é atraente também porque você quer entender o que aconteceu. 

Os capítulos são curtos, então você lê o livro rápido, mas eu achei a narrativa enrolada, pra mim não era uma narrativa cativante, que te prende e te faz ficar curioso pelo que vem no próximo capítulo. Eu continuei pra saber o que tinha acontecido (passo mal se não souber a fofoca). Para escrever essa resenha, acabei relendo as primeiras 80 páginas e já achei que a narrativa não era tão ruim assim. Não sei se é porque eu já sei o que acontece, se é porque agora estava realmente prestando atenção pra ver as pistas que deixei passar, não sei, só sei que fluiu mais do que na primeira vez. 

Sobre os personagens, eles não me cativaram tanto. Talvez eu goste somente do Gat porque ele é diferente de todos eles, mas nem da Cady eu gostei. Lamentei pelo que aconteceu e eu lamento muito por ela ter nascido nessa família de doido. Ela também é responsável pelo drama adolescente presente na história e eu não tenho muita paciência pra isso. 


Na minha opinião, o plot poderia ter sido antecipado e enrola até quase as últimas páginas. E o pior de tudo é que não me surpreendeu e pelo que é, era pra eu ter ficado mais chocada, ter a sensação que explodiu minha cabeça, ter me feito soltar um palavrão, mas não obtive reação. Fez sentido em algumas coisas, mas pra falar a verdade, não me convenceu. Não vou falar o que é, mas eu fiquei me perguntando como, apesar das circunstâncias, achei meio sem sentido, não muito convincente, já vi plots muito melhores. Talvez seja chocante para os mais jovens, ou pra quem não lê muito esse gênero.

Inclusive, o autor lançou ano passado o livro "Família de mentirosos" que narra o que aconteceu vinte e sete anos antes dos eventos narrados em Mentirosos. Ouvi dizer que é ainda melhor que Mentirosos e já me deixou curiosa pra saber se isso é verdade. 
 
As pessoas dizem que esse livro é perfeito, mas de cinco estrelas, merece um dois. Ok, eu coloquei no Skoob 0.5 mas foi porque estava com raiva por não ter sido bom. Eu estava pensando que seria o livro da minha vida, que iria me fazer panfletar até o resto do ano e não foi isso. Eu senti que perdi dezesseis dias lendo esse livro e que não valeu tanto a pena. 

Daisy Jones deixou uma maldição na minha vida e agora não encontro um livro que supere a trilogia Manual de assassinatos para boas garotas, os melhores livros que eu li até agora. Quero ver quem vai superar ou chegar perto, infelizmente não foi Mentirosos. 

"Poxa, Lorena não gostou desse livro, nem vou ler". 

Não faça isso. 

Baixa o livro lá em cima, neste post aqui mesmo, começa a ler e tire suas próprias conclusões. Em abril, eu peguei um livro pra ler que eu já tinha tentando cinco vezes e não saia do primeiro capítulo. Eu já sabia o que acontecia de tanto que eu li, mas não desisti dele porque é da minha autora favorita. Até que no dia que eu baixei eu falei "é hoje que eu saio desse primeiro capítulo" e deu tudo certo. Adorei o livro. 

"Mentirosos" é 8 ou 80. Ou vai ser o livro da sua vida, ou não vai ser, como foi o meu caso. E te garanto, você não vai desejar fazer parte da família Sinclair. 

Postar um comentário

0 Comentários