Livro: O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry [Resenha + Arquivos]



Sinopse 

Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Luiz Fernando Emediato e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.

Sobre o livro

Título: O pequeno príncipe 
Título original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Editora Agir / Editora Novo Século 
Gênero:  Literatura Infanto-Juvenil, Fábula 
Páginas: 93
Publicado em: 1943
Link para download, aqui



Resenha

O Pequeno Príncipe é uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, tendo sido publicado em mais de 220 idiomas. O livro foi lançado em 1943, ou seja, mais de setenta anos atrás, mas só foi publicado no Brasil em 2000. É um clássico indicado para todas as idades.

A história gira em torno das experiências do Pequeno Príncipe, um jovem que sai do seu planeta e segue em busca de novos mundos e inúmeras descobertas. Em uma de suas viagens, ele acaba chegando na Terra, no meio do deserto, e lá ele encontra um piloto perdido após um pouso que teve suas complicações. Enquanto o piloto está tentando consertar seu avião, ele cria um vínculo com o príncipe e os dois trocam aprendizagens e histórias. 

E é com a simplicidade desse pequeno e seu coração puro, conduz o piloto e a nós leitores a pensar sobre as detalhes da vida. É impossível não se encantar com ele e aprendemos a enxergar a vida sob um novo olhar. 



Acho que a maioria em algum momento já ouviu falar sobre o livro. Já havia recebido indicações e diziam que eu iria gostar muito. Cheguei a comprar a edição com aquarelas do autor, que nem a capa acima só que a versão rosa (achei por R$10,00) e mesmo assim ainda demorei uma cara para começar, mas quando comecei, não consegui parar e quando vi já estava chorando no final. 

O livro é curto, pequeno, dá pra ler em um dia. É classificado como uma fábula e possuem ilustrações que ajudam a visualizar a história. Essa fábula francesa foi escrita dirigida para o público infantil, inclusive, as ilustrações chamam bastante a atenção delas, mas o livro possui um conteúdo mais profundo, e por isso atinge também os jovens e adultos (a forma como descreve os adultos é incrível). A obra também chegou a ser indicação de leitura obrigatória nas escolas. 

A obra inspirou alguns filmes e animações e o livro possui inúmeras versões. 

A experiência com a leitura desse livro é única! E quem já viu a imagem abaixo, vai entender o que é e entende-la durante a leitura!

Postar um comentário

1 Comentários

O Era Uma Vez é um blog feito pra você, leitor. Aqui você encontra resenhas de livros que já li, arquivos e notícias do mundo literário.
Também estamos no Instagram (@blogonceuponatime) e para entrar em contato comigo, você pode deixar um comentário, entrar em contato pelo Instgram do blog ou responder o formulário na aba Contato ou enviar uma mensagem para o email era1vezblog@gmail.com. Responderei em breve!

Seja bem-vindo(a), sinta-se à vontade e volte sempre que quiser!