Livros lidos e abandonados - Janeiro



Oii! Tudo bem com vocês? 

Eu estou ótima e com a criatividade a solta! Todo dia trago uma novidade aqui e dessa vez decidi que vou compartilhar todo mês os meus livros lidos e também os que abandonei - caso venha acontecer.  E aí, no final do ano, vou juntar todos em um só post, pra relembrar quais livros eu li e qual o meu favorito no ano e etc. 

Gostaram da ideia? 

Então, vamos lá!

Livros lidos 

Meu primeiro livro do ano foi a obra maravilhosa e sem defeitos da Angie Thomas, "Na Hora da Virada".

Na Hora da Virada é o segundo livro que li da autora e novamente ela toca em assuntos como preconceito, rótulos e racismo, que são extremamente importantes a serem abordados, afinal, tudo isso acontece ainda na nossa sociedade. Diariamente vemos nos noticiários casos e mais casos de racismo e preconceito. Todos os dias, nós negros, passamos por situações que não deveríamos passar.

O livro nos faz refletir e nos questionar sobre isso, sobre a dificuldade em ser quem você realmente é e também sobre a luta pelos nossos sonhos. Ainda fala também sobre o tráfico de drogas, machismo, rixas de gangue e relações familiares. Os outros personagens também fazem a história ser ainda mais carismática, abordando também sobre amizade.

Eu amo o fato que as personagens dos livros da Angie Thomas serem negras. Representatividade importa!

O livro é voltado para o público jovem, mas que todos deveriam ler. Leiam essa obra e os demais livros, que são totalmente perfeitos! Sou muito fã!

Clique aqui para mais informações sobre o livro


Livros abandonados 

E vamos para a lista dos abandonados de janeiro! 

Confesso que não me lembro quais foram as minhas tentativas falhas, mas vou citar dois.

O primeiro e mais marcante foi  "A Barraca do Beijo". Que decepção essa leitura!! E eu estava super empolgada, porque conheci a história através do filme na Netflix e achei bom, só que quando eu fui ler... Uma porcaria! 

O que me incomodou durante a leitura foi a objetificação e hiper sexualização da Elle sendo que ela ainda é uma adolescente de 16 anos e o livro exalta isso demais. E também o Noah, que é irmão do melhor amigo dela por quem ela tem um penhasco por ele, desde quando era criança.

O meu problema com o Noah é que eu acho ele um idiota e  a forma como ele trata a Elle como se ela tivesse cinco anos de idade. Além dele não ser nada dela, ele diz a todos os garotos da escola não se aproximarem dela, simplesmente "para proteger" ela e se alguém ousar fazer isso, leva uma consequência, que é levar uma surra dele.

Como se não bastasse toda essa violência, em uma festa ele a tira a força, grita com ela e dá um soco no carro. Parecia que ele ele estava se controlando para não bater nela... O cara que tentou beijar ela nessa festa quase foi se parar no hospital, e quando ela foi confrontá-lo, ele não tinha um pingo de arrependimento do seu ato.
Depois desse episodio da festa tive que abandonar a leitura, não aguentava mais ver esse tipo de coisa. Não sei como eu cheguei na página 100, mas simplesmente não dava mais para empurrar com a barriga.

Pode ser que ele muda lá na frente? Provavelmente. Mas me preocupa o fato desse livro ser voltado para o público jovem, de meninas de 12 anos pra cima, que podem ter procurado o livro por causa do filme. O que isso ensina a elas? Que o amor faz um cara agressivo ficar manso?

Infelizmente sabemos a realidade do nosso mundo e vemos nos jornais todos os dias quantas mulheres morrem vítimas de homens que um dia disseram que nunca mais iriam bater nelas e é mentira.

Netflix está de parabéns pela adaptação, pois tiraram tudo isso e romantizaram e deixaram tudo mais leve. É muito raro o filme ser melhor que o livro, mas aqui está um caso raro.

E se vocês duvidam, podem procurar por resenhas desse livro, a maioria dos comentários são totalmente negativos...


O segundo livro que tentei ler e não consegui foi "Os 27 crushes de Molly".  Infelizmente, não é o primeiro livro da autora que está na categoria dos abandonados. Já tentei ler "Com amor, Simon' que amei demais o filme, e também o livro da sequência, "Leah Fora de Sintonia". Os livros não me prendem, já tentei empurrar com a barriga mas simplesmente não consigo. Eu já nem tenho forças de tentar novamente outros livros dela.

Becky Albertalli, eu juro que tentei!




Pois é, gente! Não é fácil a vida do leitor!

Eu tinha decidido colocar janeiro e fevereiro juntos, mas achei que o post iria ficar enorme, então decidi dividir, apesar de janeiro já ter passado faz tempo.

Vocês já leram algum livro que citei acima? Me contem a opinião de vocês, quero saber tudo!

Até fevereiro!

ps: finjam que fevereiro não acaba hoje

Obs: Todos os livros que citei, incluindo os abandonados, tem aqui no blog ;)

Postar um comentário

0 Comentários